A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil parabenizou o participante do Big Brother Brasil (BBB) 21 Gilberto Nogueira, 29 anos, pela conquista de bolsa de PhD em universidades estadunidenses. O doutorando em economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi aceito nas universidades do Texas e da Califórnia.
A declaração foi feita na conta do Twitter da embaixada no último sábado (20):
No Mês da História Afro-Americana destacamos conquistas de afro-americanos, mas também queremos destacar conquistas de afro-brasileiros. O @gilnogueiraofc, do #BBB21, doutorando em Economia pela #UFPE, foi aceito pelas Univ. do Texas e da Califórnia. Parabéns! pic.twitter.com/Lo798xwNts
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) February 20, 2021
O Eu, Estudante preparou um guia de como conseguir bolsa nas universidades que o brother foi aceito.
Conquista de um afro-brasileiro
Apesar do reconhecimento como afro-brasileiro pela embaixada, dentro da casa do Big Brother é diferente. O comediante Nego Di, 26, que foi eliminado do programa na última terça-feira (16), alegou que o doutorando é “um pouquinho sujinho", e ainda diz que Gil “pode dizer que é muçulmano, negro não” e que “parece um neandertal”.
A cantora Karol Conká, 34, ainda brincou que, se Gil fosse negro, ela seria ruiva e a participante Lumena Aleluia, 29, disse que seria verde.