Enceja

Encceja: Inep libera resultado da solicitação de atendimento especializado

Os participantes do exame podem verificar se as solicitações de recursos de acessibilidade e inclusão foram aprovadas por meio do site do Inep

EuEstudante
postado em 02/02/2021 19:39 / atualizado em 02/02/2021 19:56
 (crédito: Andrew Neel/unsplash)
(crédito: Andrew Neel/unsplash)

Participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 podem conferir o resultado da solicitação de atendimento especializado. Pessoas que pediram recursos de acessibilidade e inclusão podem verificar se os pedidos foram aceitos. Se o pedido for reprovado, o candidato pode fazer uma nova solicitação até sexta-feira (5/2).

Para conferir o resultado, os inscritos podem acessar o sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame ocorrerá em 25 de abril, com aplicação em todos os estados e no Distrito Federal.

Em casos de negativa, o estudante pode solicitar novamente por meio do sistema Encceja. Basta inserir uma nova documentação para comprovar a necessidade do atendimento. Para esses novos pedidos, o resultado será divulgado a partir de 12 de fevereiro no mesmo sistema da prova.

As solicitações são para acessibilidade e inclusão, incluídas nas seguintes categorias: pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e/ou discalculia. Ainda contam com atendimento especial gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e/ou pessoas com outra condição específica.

O Inep oferece também a opção de tratamento pelo nome social para a pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero (participante travesti ou transexual).

O exame é feito por participação voluntária, destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada e desejam obter certificado de ensino fundamental ou ensino médio. O teste é gratuito, exceto para os que foram ausentes na última edição.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação