O Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) promove, nesta quinta-feira (28/1), às 18h, palestra ao vivo para discutir o sistema de cotas raciais da Ordem dos Advogados (OAB). O debate será transmitido no canal LeiaJá, no YouTube, e os interessados podem se inscrever pelo site.
O objetivo do encontro é debater as novas perspectivas da Ordem para 2021 com a participação de advogadas engajadas em causas sociais. O sistema de cotas foi aprovado pelo Conselho Pleno da entidade e implementado no fim de 2020.
O sistema não abrange os exames da OAB. Compreende, apenas, as eleições de diretores e conselheiros da organização. Chapas só poderão concorrer se cumprirem, obrigatoriamente, a porcentagem de 50% de candidatas mulher e, ao menos, 30% de candidatos negros.
A regra é obrigatória e de aplicação imediata. A medida deve ser cumprida para todos os cargos em pleito e prevê a paridade de gêneros e cotas raciais nas eleições. As palestrantes convidadas serão: advogada Claudia Patricia de Luna, presidente da ONG Elas por Elas: Vozes e Ações das Mulheres; e as advogadas Marcelise Azevedo e Adriana da Fonseca Pires.