A Universidade de Brasília (UnB) informou que os calouros devem ter acesso ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) até domingo (10/1). O sistema substituiu o antigo Matrícula Web. Em meio ao período de matrículas em disciplinas para o próximo semestre, ingressantes reclamavam de dificuldades de acesso e pediam informações da universidade.
Por meio do Sigaa, os alunos ativos escolhem as matérias em que desejam se inscrever. O período de matrícula nas disciplinas está aberto desde segunda (4/1) e seguirá assim até a próxima terça (12/1). As aulas do próximo semestre, que são referentes ao segundo período letivo de 2020, começam em 1° de fevereiro.
A assessoria de imprensa da UnB informou que o estudante calouro somente poderá se cadastrar no Sigaa após ter sua condição alterada para estudante ativo, o que deve ocorrer até domingo (10/1). “Esse processo é feito pela Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), que também faz a matrícula automática de todos os calouros nas disciplinas de primeiro semestre de cada curso. Somente depois disso, o estudante calouro precisa fazer o cadastro no Sigaa”, afirma.
A data, no entanto, não está presente na agenda do calouro, que informa o calendário e orienta os estudantes sobre o ingresso na universidade. Questionada sobre a questão, a UnB informou que não houve mudança nenhuma para os calouros, mesmo com a transição para o Sigaa.
“O processo de matrícula deles (dos calouros) é sempre feito pela SAA, mesmo no sistema antigo (o Matricula Web). As datas importantes para os calouros estão na Agenda do Calouro, que é divulgada na página do Cebraspe quando há a convocação”, disse a assessoria de imprensa da universidade.
Estudantes tiveram dúvidas quanto aos procedimentos
Calouro do curso de engenharia de computação, Giovanni Minari Zanetti, 18 anos, teve dificuldades de entender as regras das matrículas em disciplinas e para acessar o site. Ao abrir o sistema, o estudante se deparava com a informação “você não possui permissão para acessar esta opção”, quando tentou visualizar o portal do discente.
“Eu não recebi nenhuma orientação para me inscrever nas matérias”, reclamou Giovanni. Ele ressaltou a dificuldade de entrar em contato com UnB, pois não encontrou funcionários presencialmente e enfrentou demora na resposta aos e-mails. Nesta quarta-feira (6/1), conseguiu o esclarecimento que desejava.
Lucas Mesquita Vasco, 19, ingressante no curso de comunicação social, também reclama da situação. “Não recebi nenhuma orientação da UnB ou de qualquer outra instituição. Estou me informando com colegas que estão na mesma situação ou pelas redes sociais”, afirma. Ele diz que já enviou e-mails para o atendimento da UnB informando sobre a situação, mas disseram que ele deveria continuar tentando.
*Estagiário sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa