UNICAMP

Unicamp divulga os locais de prova da primeira fase do vestibular

O exame será aplicado em 39 cidades brasileiras. O uso de máscara de proteção facial será obrigatório durante todo o tempo de permanência nos locais de teste

EuEstudante
postado em 11/12/2020 17:08 / atualizado em 11/12/2020 17:11
As matrículas dos aprovados serão feitas de forma presencial em 15 de março  -  (crédito: Antoninho Perri/Acervo Unicamp)
As matrículas dos aprovados serão feitas de forma presencial em 15 de março - (crédito: Antoninho Perri/Acervo Unicamp)

Estão disponíveis, no site da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), os locais de prova da primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A primeira etapa da seleção será em 6 e 7 de janeiro de 2021.

A Comvest também vai enviar aos candidatos uma mensagem com a informação do local. Os vestibulandos deverão usar máscara de proteção facial da maneira adequada e levar a própria água.


A Comvest aplicará as provas da primeira fase em Brasília e outras 38 cidades: Araçatuba, Barueri, Bauru, Belo Horizonte, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Curitiba, Fernandópolis, Fortaleza, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salvador, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.


A comissão permanente preparou uma cartilha com orientações de prevenção ao coronavírus para os candidatos. Estão inscritas no exame 77.655 pessoas, que concorrerão a 3.237 vagas em 69 cursos de graduação. Para evitar aglomeração, o número de salas onde serão aplicadas as provas mais que dobrou. No vestibular de 2020, foram 1.502 locais e, na edição de 2021, serão 3.381.


Em 6 de janeiro, serão utilizadas 1.460 salas, para aplicação a 34.024 candidatos aos cursos do segmento de ciências humanas, artes e de exatas e tecnológicas. No dia seguinte (7/1), serão ocupadas 1.921 salas para que 43.631 candidatos da área de ciências biológicas e saúde façam o exame. O tempo da avaliação foi reduzido de cinco para quatro horas. Em vez das tradicionais 90 questões, haverá apenas 72.


Os 72 itens de múltipla escolha da primeira etapa serão distribuídas da seguinte forma: 12 de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa; 12 de matemática; oito de história; oito de geografia, filosofia e sociologia; oito de física; oito de química; oito de biologia; e oito de inglês.


O que levar para a prova


Os candidatos deverão levar álcool em gel e máscaras extras, para caso seja necessário trocar durante a prova. Devem levar o documento de identidade original indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É proibido o uso de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu ou outros materiais estranhos à prova.


O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira. Será permitido o consumo de água, sucos, doces e o uso de bermudas e vestimentas leves. O vestibulando poderá tomar água e suco na sala e se alimentar, abaixando a máscara por um curto período de tempo e mantendo distância das outras pessoas presentes no local.


Confira o calendário

  • 1ª fase - 6 e 7/1/2021
  • 2ª fase - 7 e 8/2/2021
  • Provas de habilidades específicas - 1º e 12/2/2021
  • Divulgação da 1ª chamada (para matrícula presencial) -10/3/2021
  • Matrícula presencial da 1ª chamada - 15/3/2021

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação