Cursos superiores mais rápidos, de dois anos, os chamados tecnológicos, estão em alta, segundo o Censo da Educação Superior de 2019 , divulgado na manhã desta sexta-feira (23/10). A modalidade cresce tanto entre os formandos quanto entre os calouros. Dos 1,25 milhões concluintes de 2019, 61,8% cursavam bacharelado; 20,3% eram alunos de licenciatura; e 17,9% estudavam para se tornarem tecnólogos.
Em 2019, o número de estudantes que se formaram no ensino superior sofreu queda de 3,7%, com relação ao ano anterior. No entanto, a quantidade de novos tecnólogos cresceu no Brasil. São mais de 223 mil novos formados em cursos de tecnologia, representando uma alta de 5,4% em comparação com 2018.
Entre 2009 e 2019, o grau tecnológico foi o que mais registrou o aumento na quantidade de concluintes (61,7%). No mesmo período, os cursos de graduação de bacharelado aumentaram 42% e os de licenciatura, 5,2%.
O grau acadêmico predominante dos cursos de graduação do país é o bacharelado (60,4%), que concentra 57,1% dos ingressantes. Dos 40 mil cursos, 23 mil são de bacharelado, e 6.424 são tecnológicos e 6.391 são de licenciatura. Em 2018, a quantidade de graduações tecnológicas ultrapassou a de licenciaturas pela primeira vez desde o início da série histórica, em 2009. Em 2019, o movimento se repetiu.
A quantidade de calouros entrando em cursos tecnológicos (22,7%) superou a dos calouros de licenciatura (20,2%). Entre 2018 e 2019, houve um aumento no número de ingressantes no bacharelado (3,1%), mas o maior crescimento foi no grau tecnológico, com alta de 14,1%. Os cursos de licenciatura registraram crescimento de 3,5% no número de ingressantes nesse mesmo período. Entre 2009 e 2019, o grau tecnológico teve o maior crescimento em termos percentuais na quantidade de novos alunos: 132,5%.
Formada e empregada com diploma tecnológico
Entre as 223 mil pessoas que receberam diploma de curso tecnológico em 2019 está Vanessa Maria Rodrigues, 22 anos. A tecnóloga em processos gerenciais pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), diz não se arrepender da graduação. “Eu me interessei pelo fato de ser um curso aberto para várias áreas”, comenta.
Menos de um ano após a graduação, Vanessa conseguiu trabalho na área administrativa em uma clínica de cardiologia. Enquanto estudante, teve a oportunidade de estagiar em órgãos públicos, como o extinto Ministério do Planejamento e Senado Federal. A graduação de Vanessa foi feita presencialmente ao logo de dois anos e meio. Agora, ela deseja se especializar. “Estou procurando uma pós-graduação. Ficar parada não pode”, afirma.
Apesar do crescimento das formações tecnológicas, Vanessa percebe que o IFB é pouco conhecido, apesar de ser referência nesse tipo de graduação. “Quando digo que fiz o curso no IFB, as pessoas perguntam o que é isso. Muita gente não conhece e acha que só oferece curso técnico e não o superior”, comenta. “Os professores são todos ótimos e bem informados. Sou suspeita para falar porque gostei muito da instituição e do curso”, completa.
Universidades, centros universitários e faculdades
Das 1.608 instituições que oferecem cursos superiores em território nacional, 79,6% são faculdades que concentram 19% dos alunos de graduação. Mais da metade das universidades (54,5%) são públicas e, na rede particular, predominam faculdades (83,8%).
Apesar de todos serem instituições de ensino superior, existem diferenças entre as classificações de faculdade, centro universitário e universidade, sendo que a última, além de concentrar maior oferta de cursos, deve obedecer uma série de critérios como ter pelo menos um terço do corpo docente com nível de mestrado ou doutorado.
As universidades, públicas e particulares, concentram 52% dos universitários do país. Em seguida, aparecem centros universitários (26%), faculdades (19%) e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), responsáveis, juntos, por 2,5% dos estudantes de nível superior.
Confira os principais resultados do Censo da Educação Superior do Inep:
Transmisssão da coletiva de imprensa
Apresentação | Censo da Educação Superior 2019
Microdados | Censo da Educação Superior 2019
Notas Estatísticas | Censo da Educação Superior 2019
Sinopse Estatística | Censo da Educação Superior 2019
Tabelas de Divulgação | Censo da Educação Superior 2019
Indicadores de Fluxo da Educação Superior
Press kit | Censo da Educação Superior 2019
*Estagiária sob a supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa