As instituições de ensino superior do país, de todos os tipos, concentram um total de 386 mil professores e 379 mil funcionários técnico-administrativo. Nas instituições públicas, o perfil médio do docente é formado por doutores de 38 anos com dedicação integral. Nas particulares, a maior mudança é no grau de educação: o perfil médio de professores é formado por mestres de 39 anos trabalhando em período parcial.
As informações são do Censo da Educação Superior de 2019, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na manhã desta sexta-feira (23/10). O levantamento demonstrou que o número de alunos no ensino superior só cresceu impulsionado pelas matrículas na modalidade a distância.
A quantidade de professores com titulação de doutor nas instituições de ensino superior segue em crescimento. No apanhado geral, que reúne os números da rede pública e particular, o número de doutores que lecionam na educação superior teve incremento de aproximadamente 6,4% de 2018 para 2019. Enquanto isso, o número de docentes que tem até a especialização ou mestrado apresentou queda no mesmo período.
Os dados apontam uma tendência de crescimento do número de doutores entre os professores em exercício no país pelos últimos 10 anos. Em 2009, eram 89.850 doutores, o que representava aproximadamente 26,4% do total. Já em 2019, o número chegou a 177.017, o que equivale a aproximadamente 45,9%. Tédney Moreira, professor do curso de direito do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) , é exemplo da busca dos professores por aperfeiçoamento. Ele começou a lecionar na instituição em 2015, quando tinha duas graduações e um título de mestre. No decorrer do curso, viu necessidade de ampliar a formação.
“Para fazer pesquisa, eu precisava mais do que o título de mestre, porque, em geral, os editais de pesquisa e criação de grupos de pesquisa demandam a titulação de doutor”, pondera. Em 2019, Moreira passou no processo seletivo para doutorado na Universidade de Brasília , o qual cursa atualmente. “É definitivo para a qualidade das aulas que eu tenha mais formação. Nesse três meses assistindo aula, tenho notado a importância de estar nesses espaços acadêmicos para não engessar o pensamento.”
Mais doutores estão nas universidades
Segundo o levantamento do Inep , os números de docentes com doutorado não estão alocados de maneira uniforme entre os diferentes tipos de organização acadêmica. A maior concentração está em universidades, com um corpo em que 125.405 doutores. Em seguida, aparecem as faculdades, com 25.110. Com menor número, os institutos federais e centros federais de educação tecnológica figuram com 10.735 e os centros universitários com 15.767 professores doutores.
A distribuição também não é equânime entre graus acadêmicos. Com 59,9%, os cursos de licenciatura são os que recebem maior quantitativo de professores doutores em seus quadros. Em cursos de bacharelado, essa porcentagem cai para 55,1%. E em tecnológicos é ainda menor, pois está em 31,9%. Em cursos presenciais, mais da metade (54,2%) do corpo docente tem a titulação de doutor, enquanto, na educação a distância, a maior fatia é de professores com mestrado.
Confira os principais resultados do Censo da Educação Superior do Inep:
Transmisssão da coletiva de imprensa
Apresentação | Censo da Educação Superior 2019
Microdados | Censo da Educação Superior 2019
Notas Estatísticas | Censo da Educação Superior 2019
Sinopse Estatística | Censo da Educação Superior 2019
Tabelas de Divulgação | Censo da Educação Superior 2019
Indicadores de Fluxo da Educação Superior
Press kit | Censo da Educação Superior 2019
*Estagiário sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa