O número de formandos nas instituições de ensino superior caiu em 2019, o que revela aumento da quantidade de pessoas que desistem do curso. O total de concluintes no ano passado continuou na casa de 1,2 milhão, porém, houve queda: cerca de 14 mil pessoas a menos terminaram a graduação. Com relação a 2018, o montante sofreu uma queda de 3,7%, mas mostra um avanço da educação nos últimos 10 anos, uma vez em que em 2009, o Brasil não passava dos 960 mil formandos.
Os dados são do Censo da Educação Superior de 2019, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na manhã desta sexta-feira (23/10). A alta taxa de desistência na graduação se torna um problema cada vez mais preocupante. Anna Júlia Duarte, 20 anos, está entre os estudantes que não concluíram a formação que decidiram cursar. Em 2019, ela estudava ciências sociais na Universidade de Brasília (UnB), mas desistiu da formação por não se imaginar
atuando na área.
Anna ressalta que não foi uma decisão tranquila, pois ainda receia não conseguir voltar para a UnB em outro curso, uma vez que a universidade é muito concorrida. “Eu estava estudando para o vestibular, mas, além da pandemia, outras questões bagunçaram minha vida. Estou usando este momento para descobrir o que eu sei fazer e o que eu gosto de fazer”, admite. “Vou tentar prestar o vestibular no ano que vem, caso não seja cancelado novamente”, planeja.
59% dos calouros de 2010 largaram o curso
O censo traz ainda informações sobre Indicadores de Trajetória da Educação Superior com base em alunos que ingressaram no curso em 2010. Em 2019, 40% deles tinham concluído o curso e 59% desistiram, o que inclui abandono e transferência. Além disso, 1% permanece na graduação.
Os dados analisados e divulgados pelo Inep ressaltam que 52% dos alunos que ingressaram em uma instituição federal de ensino no país em 2010, em algum momento da graduação, desistiram do curso. O número é bem maior na rede particular, pois chega a 62% de alunos desistentes. A rede estadual fica por último, pois concentra 44% dos que abandonaram a formação.
Outro recorte apresentado nos indicadores diz respeito à modalidade de ensino. Dos alunos que ingressaram na educação a distância em 2010, 63% não tinham concluído a graduação em 2019. No modo presencial, o número é um pouco menor, uma vez que 59% não conclui. Os alunos do sexo masculino foram responsáveis por 64% das desistências, e as alunas por 56%.
Confira os principais resultados do Censo da Educação Superior do Inep:
Transmisssão da coletiva de imprensa
Apresentação | Censo da Educação Superior 2019
Microdados | Censo da Educação Superior 2019
Notas Estatísticas | Censo da Educação Superior 2019
Sinopse Estatística | Censo da Educação Superior 2019
Tabelas de Divulgação | Censo da Educação Superior 2019
Indicadores de Fluxo da Educação Superior
Press kit | Censo da Educação Superior 2019
*Estagiários sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa