Alunos de instituições de ensino superior públicas se saíram melhor do que os das particulares no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes realizado no ano passado, o Enade 2019. Dos 512 cursos que obtiveram o conceito máximo, 417 são de instituições públicas e 95 do ensino particular. Os resultados da avaliação foram divulgados nesta terça-feira (20/10) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC).
Nessa edição, foram avaliados 8.368 cursos de todo o Brasil. Fizeram a prova estudantes que estavam concluindo bacharelado nas áreas de engenharia, arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins e cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais e militar e segurança. O desempenho dos estudantes na prova fez com que cada curso recebesse um conceito que vai de 1 a 5. Cursos não avaliados dessas áreas receberam a classificação "sem conceito".
Os dados do Enade 2019 mostram que 48% dos cursos de instituições privadas com fins lucrativos tiveram conceitos 1 ou 2, quando o desempenho dos estudantes concluintes é considerado insatisfatório. Entre os cursos de particulares sem fins lucrativos, esse índice é de 37,9%. Só 1,4% dos cursos de particulares com fins lucrativos e 1,7% de instituições sem fins lucrativos tiraram a nota máxima (conceito 5).
Na universidades públicas federais, 24,1% dos cursos avaliados tiveram conceito máximo e, entre as públicas estaduais, essa taxa foi de 16,7%. Nessas instituições, o índice de cursos com conceitos 1 e 2 foram, respectivamente, 5,4% e 11,3%. Em Brasília, resultados semelhantes foram observados. Dos 150 cursos avaliados no Distrito Federal, só 11 tiveram conceito máximo, todos eles de instituições públicas.
Gráfico mostra percentual de cursos que tiveram conceito de 1 a 5, segundo o tipo de instituição:
Desenvolvimento levado em conta
Também foram divulgados os números do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), que leva em conta o desempenho do aluno no Enem unido à performance no Enade. Dessa forma, busca-se avaliar o desenvolvimento do estudante no decorrer do curso de graduação.
O índice também avalia com conceitos que vão de 1 a 5. Nessa avaliação, apenas 384 cursos conseguiram o conceito 5 e 1.334 fecharam a avaliação com 4. A maior parte das graduações se classificou com o conceito 3, somando 4.892. Abaixo, aparecem 1.062 com avaliação 2. No fim, aparecem 307 cursos com conceito 1, enquanto 389 ficaram ‘sem conceito’.
A maioria das instituições, tanto públicas quanto particulares, se classificou com nota 3. No entanto, assim como no Conceito Enade, o grupo de instituições que mais alcançou cursos com nota 5 no IDD é o das universidades públicas federais, com 6,2%. Em seguida, aparecem as particulares sem fins lucrativos com 4,7% avaliados com conceito 5 e as com fins lucrativos, com 4,5%. Por último, aparecem instituições públicas estaduais, com 3,9%, seguidas das públicas municipais com 3,8%.
O IDD de 2019 também apontou diferença significativa entre cursos a distância e presenciais com relação ao desenvolvimento do aluno de graduação. Os cursos feitos remotamente aparecem na frente quando analisada a porcentagem de alunos que receberam notas 1 e 2 ( 14,3% e 19,4%, respectivamente). No entanto, em relação à proporção de cursos com nota 3, 4 e 5, toma a dianteira o ensino presencial (61,5%, 16,7% e 4,8% respectivamente).
Baixe as tabelas com os resultados
É possível consultar as tabelas completas de todos os cursos avaliados, de todas as instituições. Para fazer o download (em formato Excel), basta clicar nos links abaixo:
Tabela com o conceito Enade de todos os cursos
Tabelas com o IDD de todos os cursos
O que é o Enade e o que ele mede
O Enade é um dos processos avaliativos que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e busca aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Cada área é avaliada a cada três anos.
Em 2019, fizeram a prova os alunos que concluíam o bacharelado em engenharia; arquitetura e urbanismo; ciências agrárias; ciências da saúde e áreas afins, além daqueles de cursos superiores de tecnologia das áreas de ambiente e sáude; produção alimentícia; recursos naturais; militar e segurança. Essas áreas voltarão a ser avaliadas em 2022.
A prova do Enade é composta de 40 questões, sendo 10 de formação geral (que aferem aspectos da formação profissional) e 30 de componente específico (com perguntas específicas sobre o curso no qual o aluno está se formando). Esse teste permite que o MEC produza dois indicadores de qualidade: o conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD).
O conceito Enade é calculado a partir do desempenho dos alunos na prova. Já o IDD leva em conta também o desempenho do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para medir o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes.
Cursos avaliados no Enade 2019:
Bacharelado
- Agronomia
- Arquitetura e urbanismo
- Biomedicina
- Educação física
- Enfermagem
- Engenharia ambiental
- Engenharia civil
- Engenharia de alimentos
- Engenharia de computação
- Engenharia de controle e automação
- Engenharia de produção
- Engenharia elétrica
- Engenharia florestal
- Engenharia mecânica
- Engenharia química
- Farmácia
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Medicina
- Medicina veterinária
Superiores de tecnologia
- Tecnologia em agronegócio
- Tecnologia em estética e cosmética
- Tecnologia em gestão ambiental
- Tecnologia em gestão hospitalar
- Tecnologia em radiologia
- Tecnologia em segurança do trabalho
* Estagiários sob supervisão de Ana Sá