Eu, Estudante

BRG

Universidade São Judas oferece teste vocacional gratuito

A instituição fez parceira com a plataforma de orientação educacional BRG Educacional e criaram o Minha Escolha para ajudar estudante na hora de decidir a carreira a seguir

O último ano do ensino médio é sinônimo de pressão, pois chegou o momento dos estudantes escolherem um curso superior. De acordo com o último Censo da Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais da metade dos ingressantes nas faculdades desistem antes de terminar. Os motivos são diversos e, entre eles, está a indecisão na escolha da carreira. Por isso, a Universidade São Judas, em parceria com a BRG Educacional, plataforma de orientação profissional, desenvolveram o Minha Escolha, um teste vocacional on-line e gratuito para auxiliar estudantes em uma decisão mais assertiva.


Segundo Roberta Xande, 38 anos, supervisora de relacionamento com escolas e empresas da São Judas o teste foi criado para se adaptar à questão da pandemia do coronavírus. O objetivo é levar algo de valor para ajudar os estudantes na escolha do curso “Nesse momento de coronavírus a gente consegue auxiliar os alunos na questão da carreira para eles terem uma escolha mais assertiva”, afirma a supervisora.


O Minha Escolha identifica os interesses do estudante, aponta mais de 100 opções de curso e é baseado em três pilares: psicologia, práticas de mercado e matrizes curriculares. O teste é assertivo, pois foca na rotina profissional que o estudante gostaria de ter.


O teste está disponível em duas versões. Uma completa com a duração aproximada de 20 minutos e a opção reduzida, em que o estudante gasta apenas 10 minutos para responder às perguntas. Ao fim do teste, o estudante confirma as áreas de interesse e também recebe outras informações como datas de vestibulares e bolsas de graduação para as universidades do grupo São Judas. E também informações do curso que ele possui mais aptidão.


Como acessar

Para acessar o teste vocacional, basta entrar no site da São Judas, preencher um formulário com os dados pessoais, clicar para fazer responder às perguntas e inserir o código de acesso MEAJUDE.


O número dos alunos que responderam e quais os cursos e escolhas mais requisitadas são organizados em relatórios por equipes pedagógicas da São Judas. Posteriormente, essas informações dão auxílio à escola para que sejam feitas outras ações como palestras, oficinas e atividades curriculares para os cursos mais pedidos.

 

*Estagiária sob supervisão de Ana Sá