A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) adiou o início do período de apresentação, ambientação e formação dos servidores da rede pública de ensino. O calendário havia definido a volta dos profissionais às escolas para a próxima segunda-feira (17/8). Por meio de nota, a Secretaria de Educação afirmou que o adiamento ocorreu porque a Secretaria de Saúde, responsável por realizar a testagem dos profissionais, avaliou que seria mais eficiente e adequado realizar a testagem na segunda quinzena do mês de agosto, por ser mais próximo do início das aulas presenciais. A testagem dos professores e demais integrantes das escolas ocorrerá por grupos, de forma escalonada, conforme previsto para o retorno presencial.
A Secretaria de Educação disse que o compromisso é, em primeiro lugar, com a saúde de estudantes, professores e demais integrantes das comunidades escolares. A pasta vem acompanhando a curva da pandemia. Nenhuma decisão será tomada de forma que coloque em risco estudantes, professores, gestores e servidores.
A secretaria reforça que o calendário para o retorno de todas as modalidades de ensino está mantido. Com as seguintes datas:
- Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional retorna em 31 de agosto
- Ensino Médio, 8 de setembro
- Anos finais do Ensino Fundamental, 14 de setembro
- Anos iniciais do Ensino Fundamental, 21 de setembro
- Educação Infantil, 28 de setembro
- Centros de ensino especial, a Educação Precoce e as classes especiais retornam em 5 de outubro.
*Estagiário sob supervisão da editora Ana Sá