Eu, Estudante

Enem

Estudantes de Araçatuba (SP) e Rio Grande do Norte são nota mil na Redação do Enem

Entre os 4,3 milhões de brasileiros inscritos nas provas, que foram aplicadas em novembro do ano passado, 12 obtiveram nota máxima na redação do exame

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que ocorreu nos dias 3 e 10 de novembro de 2024, contou com 12 notas máximas na redação, que teve como tema: "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". Ao todo, foram 4,3 milhões de inscritos. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (13).

Entre os estados que registraram a nota máxima, além do Distrito Federal, estão: Alagoas (1), Ceará (1), Goiânia (1), Maranhão (1), Minas Gerais (2), Pernambuco (1), Rio de Janeiro (2), Rio Grande do Norte (1) e São Paulo (1).

Sabrina Shimizu, 18 anos, é uma das estudantes que tirou nota mil na redação do Enem. Filha de pai funcionário público aposentado e mãe dona de casa, ela conta que a preparação para a prova começou no primeiro ano do ensino médio, na escola particular Thathi, em Araçatuba (SP). “Minha escola sempre foi muito forte em redação, e trabalhamos diversos temas ao longo desses anos, o que me fez ficar muito segura para a prova”, diz. Não foi a primeira vez que Sabrina fez o exame, pois já havia participado como treineira, atingindo boas notas. 

Na escola, ela escrevia uma redação por semana e relata que conseguiu desenvolver bem o tema da última edição do Enem graças à preparação constante. “Eu estava bastante familiarizada com o tema, pois estudamos muito heranças culturais e racismo durante os últimos três anos da escola”, expõe. 

Como repertórios socioculturais, Sabrina usou o livro “Nós Matamos o Cão-Tinhoso”, de Luís Bernardo Honwana, que retrata a sociedade moçambicana durante a colonização portuguesa, além de citar Ailton Krenak a respeito da desvalorização de nossas heranças. A estudante deseja cursar engenharia de produção e comenta que, no momento, quer descansar com a família e os amigos, descrevendo que está “ansiosa para saber se vou conseguir entrar nas universidades de São Paulo”. 

Pedro Elandro - Anna Beatriz Veríssimo, 21, é representante do Rio Grande do Norte na nota máxima na redação do Enem

Anna Beatriz Veríssimo, 21 anos, foi a representante do Rio Grande do Norte na redação do Enem. Nascida e criada em Mossoró, a estudante concluiu o ensino médio em 2020 no Colégio Pequeno Príncipe, em sua cidade natal. Desde então, foram quatro anos de intensa preparação e 14 vestibulares realizados, incluindo sete edições do Enem, cinco vestibulares da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e dois da Fuvest, da Universidade de São Paulo (USP). 

Filha de pai funcionário público e mãe agente de saúde, Anna Beatriz conciliou as aulas no curso de redação de Marcela Melo, sua professora desde o ensino médio, com um extensivo no cursinho Ari de Sá, em Fortaleza. “Foi uma sensação indescritível, fiquei nervosa achando que era um erro do site”, conta a jovem, ao ver a sua nota. Agora, ela pretende ingressar no curso de medicina na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Exemplo

O professor de redação Elivando Moreira, 23 anos, também tirou nota mil na redação do Enem. Ele faz acompanhamentos particulares pelo Google Meet, orientando sobre o planejamento, uso de repertórios e escrita crítica. Durante as aulas, são discutidos temas atuais na sociedade, desafiando os alunos nos próximos textos, já que “os temas não são eventos isolados”, mas se relacionam ao cotidiano. 

“Se os alunos não se questionam para escrever, o texto tende a sair mais desorganizado, com ideias que poderiam ser bem desenvolvidas, mas ficam superficiais na redação. Muitas vezes, eles chegam amedrontados por causa do repertório, uma das exigências da redação, então eu peço que o deixem de lado por um tempinho e foquem no planejamento do texto”, conta. 

O professor acredita que a nota máxima pode servir de exemplo aos alunos para mostrar as técnicas que funcionam para a redação do exame, e que é possível “atender aos critérios da banca sem abdicar totalmente do seu próprio jeito de escrever”. Além disso, para ele, a nota pode impulsionar os alunos a alcançarem bons resultados.

“Os participantes que tiram nota máxima são pessoas comuns: pode ser um professor, como no meu caso, mas também pode ser uma colega de sala ou o próprio aluno. Não é alguém tão distante da realidade deles, sabe? A ideia das aulas é justamente ajudá-los a construir essa bagagem e se sentirem capazes de obter bons desempenhos”, defende.

Elivando também percebe que atingir uma boa nota na redação do Enem pode aumentar as chances de entrar na universidade, pois aponta que esta é a área do exame com maior nota possível, em relação às demais, influenciando as médias da prova. Já no âmbito acadêmico, o domínio da escrita é importante para qualquer curso que se deseje seguir: “Não importa o curso escolhido, saber escrever ajudará a ingressar e a permanecer na universidade”.  

Os participantes podem consultar as notas individuais por meio da Página do Participante, utilizando as credenciais do portal Gov.br. O acesso pode ser feito no site oficial do Enem.

* Estagiários sob a supervisão de Ana Sá