O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou, na noite deste domingo (10/11), que a divulgação do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será antecipada para esta semana. Inicialmente prevista para o dia 20 de novembro, a publicação será feita em nova data, a ser confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados finais continuam programados para 13 de janeiro de 2025.
- Leia também: Confira o gabarito extraoficial do 2º dia de provas do Enem 2024
- Leia também: Enem 2024: confira os cadernos e provas e o gabarito
No segundo dia de provas, aplicado hoje (10/11), os estudantes responderam a questões de ciências da natureza e matemática. Na semana anterior, em 3 de novembro, foram aplicadas as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação.
Presença e abstenção
Dos mais de 4,3 milhões de inscritos no Enem, 69,4% compareceram ao segundo dia do exame, um índice abaixo dos 73,4% registrados no primeiro domingo de prova. A abstenção chegou a 30,6%, levemente inferior à registrada no segundo dia do Enem em 2023 (32%).
- Leia também: Primeiro dia teve queda em número de ausentes em relação a 2023
- Leia também: Segundo dia do Enem mantém padrão de dificuldade de anos anteriores
Este ano, houve um crescimento expressivo de concluintes do ensino médio de escolas públicas entre os inscritos, passando de 58% (1,1 milhão) no ano passado para 94% (1,6 milhão) nesta edição. Segundo o ministro, esse aumento reflete o impacto do programa Pé-de-Meia, que oferece isenção de taxa para estudantes do terceiro ano do ensino médio, além de um incentivo para aumentar a participação.
Ocorrências
O ministro Camilo Santana informou que o segundo dia de provas transcorreu sem ocorrências graves que exigissem o cancelamento do exame em algum local. Ainda assim, 1.900 participantes foram eliminados por infrações ao edital, como uso de aparelhos eletrônicos ou tentativa de deixar o local com o caderno de provas antes do prazo permitido.
Foram registradas 1.037 ocorrências durante o dia, incluindo emergências médicas e falta de energia em algumas regiões. No primeiro domingo de provas, o Inep registrou 689 ocorrências e eliminou 4.999 candidatos.
Reaplicação
Participantes que perderam as provas devido a problemas logísticos ou questões de saúde, como especificado no edital, podem solicitar a reaplicação entre os dias 11 e 15 de novembro. A nova aplicação será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro, em data única.
Durante coletiva de imprensa, Camilo Santana ressaltou que o segundo dia do Enem 2024 ocorreu de forma tranquila e sem incidentes significativos, reforçando a segurança e organização do exame nacional deste ano.
Porta de entrada
O Enem é atualmente a principal forma de ingresso no ensino superior público no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, os resultados são aceitos por instituições de ensino privadas e servem de critério para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além das universidades brasileiras, o exame também é utilizado por instituições de ensino portuguesas que mantêm convênio com o Inep, oferecendo uma oportunidade para estudantes brasileiros ingressarem em cursos superiores em Portugal com base nas notas do Enem.
Saiba Mais
- EuEstudante Pacheco defende restrição do uso de celulares em sala de aula
- EuEstudante Haitiana consegue concluir curso de Técnico em Enfermagem no Brasil: "Me esforço muito"
- EuEstudante Pé-de-Meia Licenciatura e CNU docente serão lançados em novembro, diz ministro
- EuEstudante Camilo Santana chama atenção para "visão comum sobre investimento na educação"
- EuEstudante Alckmin e Camilo Santana defendem 10% do PIB para educação em reunião da Unesco
- EuEstudante Enem 2024: entenda quem pode pedir reaplicação do exame