Por Bruna Pauxis, especial para o Correio
Estefanny Souza, de 19 anos, veio do interior da Bahia, da cidade de Buritirama, prestar o Enem em Brasília. A jovem, que é mãe da pequena Isadora Souza, de 3 anos, é professora pela prefeitura de sua cidade mas sonha cursar medicina.
“Minha cidade é um pouco longe, porque moro no interior. Então estava um pouco cheio para fazer as inscrições, aí vim para Brasília fazer a prova”, conta Estefanny, que está hospedada na casa de seu irmão, Alan, em Taguatinga Norte.
A professora conta que, embora tenha achado boa a prova de domingo passado, estava muito aflita com medo de algo dar errado. “Estava um pouco nervosa, imagina vir de outro estado para chegar aqui e acabar perdendo a prova?”, contou Estefanny, que estuda há dois anos para o Enem.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Segundo dia de provas
O segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre neste domingo (10/11), a partir das 13h30. Hoje, os participantes terão pela frente questões de ciências da natureza — biologia, física e química — e de matemática.
No domingo passado (3/11), os participantes realizaram provas de linguagens, ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e redação. A abstenção no Distrito Federal, na semana passada, foi de 25,5% dos 74.366 inscritos. A divulgação do gabarito das provas do Enem ocorrerá em 20 de novembro e o resultado final será divulgado apenas no ano que vem, em 13 de janeiro de 2025.
Cronograma
A aplicação do exame segue o horário de Brasília. O término das provas será meia hora mais cedo em relação ao primeiro domingo.
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Pode sair da prova sem o caderno de questões: a partir das 15h30
- Pode sair da prova com o caderno de questões: a partir das 18h
- Encerramento das provas: 18h30