ENEM 2024

Lula diz que Enem é sagrado durante visita à sala de monitoramento

Antes do início das provas, o presidente Lula foi ao Inep visitar a sala de monitoramento das provas para acompanhar em tempo real as estatísticas sobre a aplicação do exame nacional

Camila Curado
postado em 03/11/2024 13:52 / atualizado em 03/11/2024 19:39
O presidente Lula ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, na sala de monitoramento do Enem, na sede do Inep, em Brasília, antes do início das provas neste domingo, 3 de novembro -  (crédito:  Ricardo Stuckert / PR)
O presidente Lula ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, na sala de monitoramento do Enem, na sede do Inep, em Brasília, antes do início das provas neste domingo, 3 de novembro - (crédito: Ricardo Stuckert / PR)
Desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 2022, o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, aumentou em 27%. O ministro da Educação, Camilo Santana, atribuiu esse resultado à política Pé-de-Meia criada pelo governo federal na gestão do petista. A informação na manhã deste domingo (3/11), durante visita de Lula à Sala de Monitoramento do Enem, localizada no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em Brasília, no Distrito Federal.
Os dados que mais chamaram a atenção do ministro Camilo faziam referência ao aumento no número de estudantes do ensino médio que se inscreveram para o Enem. Segundo ele, antes da política Pé-de-Meia, a Bahia, por exemplo, tinha 52,8% de adesão e passou a ter 100%, comparando 2022 com 2024. O mesmo aconteceu com outros sete dos nove estados do Nordeste.
As informações foram celebradas por Lula, que afirmou que "quanto mais pessoas forem aprovadas, melhor". "O Brasil só será um país competitivo e rico quando estivermos exportando sabedoria e inteligência, por isso o Enem é sagrado", declarou.
A maioria dos estudantes que farão as provas têm até 20 anos. Entre 31 anos a 59 anos foram 350 mil, e 9 mil pessoas com mais de 60 anos. "Isso mostra que a juventude está assumindo o compromisso com seu futuro e com o futuro do país. Porque se tudo der certo na educação, tudo vai dar certo no emprego e tudo vai dar certo na vida das pessoas", pontuou Lula.
Se dirigindo aos alunos, o presidente deixou uma mensagem de suporte: "Vocês estudaram e se dedicaram, perderam muitas horas que vocês queriam fazer festa ou participarem de alguma atividade. Agora, é hora de bom humor. De agradecimento às pessoas que ajudaram vocês. É hora de beijar o pai e a mãe e agradecer à dedicação". 
"Se tem uma coisa que todo pai e toda mãe deseja é que seu filho e sua filha estejam formados. Porque a educação é um símbolo de independência. Por isso é sagrado esse estudo e essa prova que vocês estão fazendo. E muita crença que vocês vão conseguir passar nesse Enem", acrescentou.
 
As provas estão sendo realizadas em 1.753 municípios. Os portões abriram às 12h e serão fechados às 13h no horário de Brasília. Por conta da chuva, cidades no Mato Grosso do Sul, em São Paulo e no Rio Grande do Sul foram autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) para anteciparem a abertura dos portões para que os inscritos pudessem se abrigar em vez de esperarem do lado de fora.

Ida ao hospital

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou na manhã deste domingo (3/11), novos exames de imagem no Hospital Sírio-Libanês, unidade de Brasília. Ele continua sem apresentar sintomas, e os exames indicam que seu quadro permanece estável em comparação com os anteriores, permitindo que ele mantenha sua rotina normalmente. Uma nova avaliação está prevista para daqui a uma semana, seguindo apenas com o acompanhamento clínico. O presidente está sendo acompanhado pela equipe médica liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio.

  • Camilo Santana
    Camilo Santana Foto: Angelo Miguel/MEC
  • O presidente Lula ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, na sala de monitoramento do Enem, na sede do Inep, em Brasília, antes do início das provas neste domingo, 3 de novembro
    O presidente Lula ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, na sala de monitoramento do Enem, na sede do Inep, em Brasília, antes do início das provas neste domingo, 3 de novembro Foto: Reprodução
  • O presidente Lula ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, na sala de monitoramento do Enem, na sede do Inep, em Brasília, antes do início das provas neste domingo, 3 de novembro
    O presidente Lula ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, na sala de monitoramento do Enem, na sede do Inep, em Brasília, antes do início das provas neste domingo, 3 de novembro Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação