O prazo para solicitar a reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano foi estendido até a próxima segunda-feira (20/11). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reaplicará as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. Segundo o Inep, o prazo, que incialmente terminaria nesta sexta-feira (17), foi adiado por causa do feriado da Proclamação da República, que ocorreu dia 15 de novembro.
O edital do Enem prevê que quem tem direito a reaplicação das provas são as pessoas que tenham sido afetadas por problemas logísticos, como comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica no local de prova ou erro de aplicação. Participantes que foram designados a realizar a prova a mais de 30 quilômetros de casa também podem pedir o benefício. Os casos serão analisados individualmente.
- Enem 2023: confira os gabaritos oficiais
- Estudante viaja 50km para fazer prova do Enem: "Não abro mão do sonho"
Além disso, candidatos que faltaram devido a doenças infectocontagiosas também podem fazer o Enem em dezembro. Nesses casos, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios.
Veja quais são as doenças listadas no edital do Enem:
- covid-19;
- tuberculose;
- coqueluche;
- varíola;
- influenza humana A e B;
- poliomielite por poliovírus selvagem;
- sarampo;
- rubéola; e
- varicela.
Para solicitar a reaplicação das provas, o candidato deve acessar a Página do Participante, no site do Inep.
O Enem se tornou a principal porta de entrada para a Educação Superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep.
Saiba Mais
-
Enem Enem 2023: MEC e Inep antecipam gabarito oficial para terça-feira
-
Enem Enem 2023: confira gabarito extraoficial do segundo dia de provas
-
Enem Segundo dia de provas do Enem tem abstenção de 32%
-
Enem Enem: prova tranquila e menos cansativa que no 1º dia, dizem estudantes
-
Enem Enem: segundo dia tem questões sobre TPM e matemática financeira
-
Enem Enem: MEC apresenta balanço do exame; assista ao vivo