O ministro da Educação, Camilo Santana, acompanhou, neste sábado (4/11), os últimos preparativos para a aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Amanhã (5) será o primeiro dia de prova e os candidatos responderão a 90 questões de linguagens e ciências humanas, além da redação.
“Está tudo pronto para o Enem 2023. Estou aqui no Inep, em Brasília, neste sábado, reunido com toda a equipe do Inep, conferindo toda a estrutura de logística e segurança que faz essa prova acontecer. Para realizar o Enem para quase 4 milhões de estudantes, teremos cerca de 380 mil pessoas trabalhando na aplicação das provas neste e no próximo domingo”, conta Camilo em vídeo postado nas redes sociais.
- Lula exalta educação em recado a candidatos do Enem: "Gente bem formada"
- Enem 2023: transporte, fiscalização de trânsito e segurança são reforçados
Na publicação, o ministro afirma que será acompanhada, “em tempo real, a distribuição das provas e a aplicação” nos 1.750 municípios, com mais de 9 mil locais de prova. “Imaginem, são 132 mil salas de aplicação. Uma estrutura complexa que vem sendo montada desde o início do ano”.
“Nós temos hoje 3,934 milhões, aproximadamente, pessoas inscritas no Enem esse ano. Cerca de 85,43% acessaram o cartão. Portanto, mais de 500 mil inscritos ainda não acessaram o cartão de confirmação de inscrição, que está disponível na página do participante. É muito importante que façam já! É lá que estão todas as informações sobre o local da sua prova. Portanto, nós não queremos perder nenhum jovem que faça a prova amanhã”, alerta o ministro.
“Lembrem-se: os portões abrem meio-dia e fecham às 13h. Você terá cinco horas e meia para fazer a prova de Ciências Humanas e de Linguagens, mais a prova da redação. Leve um documento oficial de identificação e uma caneta preta. Portanto, desejo uma excelente prova a todos e todas”, finalizou.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Camilo S. Santana (@camilosantanaoficial)
Enem tem aumento de participantes
Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), após três anos de queda nos inscritos, este ano houve um aumento de 15% nas inscrições em relação a 2022, quando o Enem registrou o menor número de candidatos em 17 anos: 3,4 milhões. Este ano, são quase 4 milhões de candidatos.
Além de avaliar o Ensino Médio no país, o exame é uma das principais portas de entrada no Ensino Superior. A nota do Enem é usada para seleção em universidades federais, por meio do Sisu; para a inscrição no Prouni, programa de bolsas em instituições particulares; e para o financiamento estudantil Fies.
Amanhã, os candidatos resolverão 90 questões de linguagens e ciências humanas, além de elaborar uma redação. No próximo dia 12 de novembro, será a vez das disciplinas de matemática e ciências da natureza.
Saiba Mais
-
Enem Enem 2023: alunos relatam apreensão na véspera das provas
-
Enem Enem: SP terá transporte público gratuito durante as provas
-
Enem Enem 2023: professores dão dicas do que estudar na semana da prova
-
Enem Enem 2023: assista ao aulão preparatório na íntegra
-
Enem Enem: Cebraspe vai custear novo exame para prejudicados por local de provas
-
Enem Enem: dicas práticas para lidar com a ansiedade
-
Enem Enem: Estudantes alocados longe de casa poderão fazer prova em dezembro
-
Enem Enem 2023 terá mais de 38 mil atendimentos especializados
-
Enem Enem: ferramenta é lançada para acelerar estudos dos candidatos