Eu, Estudante

EDUCAÇÃO

Enem 2023: transporte, fiscalização de trânsito e segurança são reforçados

No DF, são 72.982 inscritos para o exame. Haverá mais viagens de ônibus para atender os participantes. Detran vai coordenar o tráfego. Bombeiros e Samu estarão em alerta. Policiamento da PM será ampliado

Milhares de participantes devem comparecer ao primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (5/11). De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, o Distrito Federal tem 72.982 inscritos.

Nesse primeiro dia, os estudantes responderão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias, língua estrangeira, além da redação. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, começando às 13h30 e indo até 19h. Os candidatos devem chegar ao local da prova mais cedo, já que os portões fecham às 13h. O local da prova pode ser conferido na Página do Participante.

O Metrô-DF informa que tanto neste domingo (5/11) quanto no próximo (12/11), quando será aplicado o segundo dia de prova, que o horário de funcionamento será estendido em uma hora, funcionando das das 7h às 20h. Haverá embarque e desembarque em todas as estações.

Já a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informa que as linhas de ônibus que circulam próximas aos locais de aplicação do Enem terão reforço de viagens neste e no próximo domingo (12/11). O aumento de viagens será para atender aos estudantes que vão prestar o exame, principalmente nos horários de início e término das provas.

Segundo a Semob, foi encaminhada às operadoras a lista com os 136 locais de prova no DF, determinando atenção especial para os horários de início e término da prova.

Entidades estudantis lideradas pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), entre elas, a União de Estudantes Secundaristas do DF, estão fazendo um movimento nacional para que o transporte público seja gratuito nos dias de aplicação da prova. No entanto, a Semob esclarece que o passe livre estudantil não funcionará neste domingo e nem no próximo.

A Polícia Militar (PMDF) vai reforçar o policiamento perto dos locais de prova antes e depois da aplicação. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão em alerta para prestar socorro, caso necessário. 

Nos locais com mais de mil inscritos, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) controle de tráfego e fiscalização, incluindo atuação para evitar estacionamento irregular.

Valdo Virgo - Enem 2023

Distância

O Inep tem recebido reclamações em relação a casos de candidatos cujos locais de prova foram designados muito longe de onde moram. O Instituto, no entanto, informa que as normas do exame preveem distância máxima 30 quilômetros do domicílio informado e que o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), instituição vencedora da licitação para a aplicação do Enem em 2023, já foi acionado para que sejam rigorosamente cumpridos todos os requisitos acordados.

Os inscritos que foram alocados a uma distância superior à estipulada pelas normas e não puderem comparecer ao local designado no dia do exame não sairão prejudicados, de acordo com o Inep. Eles terão a oportunidade de fazer a prova nos dias 12 e 13 de dezembro, em locais que ainda serão divulgados. Quanto à isonomia, o Instituto informa que a metodologia usada no Enem permite a comparabilidade das notas e a igualdade de condições entre os participantes em diferentes aplicações.

O Inep disponibilizará, na Página do Participante, uma aba específica para que inscritos interessados na nova aplicação submetam seus pedidos para análise. O sistema receberá as informações no período de 13 a 17 de novembro.

O instituto informa que identificou, em sua base de dados, que os casos são restritos a um universo aproximado de 1% dos inscritos - em torno de 50 mil - e estão concentrados, majoritariamente, em grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Não há casos de inscritos alocados em município distinto daquele indicado pelo próprio participante no ato da inscrição para o Enem 2023. Nesse contexto, a cidade escolhida para fazer a prova não poderá ser alterada.

Para chegar ao local da prova, no Riacho Fundo 2, Antônio Gonçalves terá que pegar dois ônibus. Um saindo de Monte Alto, distrito de Padre Bernardo (GO), até o Terminal do Setor O, em Ceilândia, onde pega um último ônibus que vai deixá-lo no destino. "Vou ter que sair de casa por volta das 8h30 da manhã", conta o estudante do Centro de Ensino Médio (CEM) 2 de Brazlândia.

Ele poderia ter escolhido fazer a prova na sede do município goiano onde reside, mas a viagem seria ainda mais longa. Até o Riacho Fundo 2 são cerca de 50 quilômetros. Entre Monte Alto e Padre Bernardo já são mais de 64 quilômetros. Antônio conseguiu optar por fazer no DF graças a um antigo endereço que tem na região. "Vou fazer a prova neste domingo (5/11) mesmo. Não vou pedir para fazer na outra aplicação. Acho que acabaria sendo mais burocrático", acredita.

Com o sonho de cursar tecnologia da informação (TI), por influência do irmão, que trabalha na área, Gabriel dos Santos Rodrigues, 17 anos, estudante do 3º ano do Centro de Ensino Médio 1 (CEM 1) de Planaltina, está com boa expectativa para fazer a prova do Enem. Com facilidade nos conteúdos de ciências e de história, ele diz que focou os estudos em matemática e na redação, nas quais tem mais dificuldade.

"Neste ano, a professora de português ensinava a gente a fazer redação toda sexta-feira, com temas atuais sobre o governo federal, como economia", lembra. Para chegar até o local de prova, na Unip, da 913 Sul, Gabriel vai sair de casa por volta das 10h30 com a irmã e percorrer mais de 64 quilômetros até chegar no destino final. Ele preferia fazer a prova em sua região, mas terá de se deslocar até o Plano Piloto. "Vou sair cedo de casa porque estou preocupado com o trânsito e de não chegar a tempo. Na volta, vou pegar um ônibus", explica o jovem.

Colaborou Pedro Marra