ENSINO MÉDIO

Enem: prova tranquila e menos cansativa que no 1º dia, dizem estudantes

Com conteúdos de matemática financeira, química orgânica, botânica e ondulações, as questões do segundo dia agradaram os participantes

Letícia Mouhamad
postado em 12/11/2023 19:34 / atualizado em 12/11/2023 19:46
Lorenzo Rechiuti, 23, gostou da prova de hoje.
Lorenzo Rechiuti, 23, gostou da prova de hoje. "Foi tranquilo" - (crédito: Letícia Mouhamad/CB/D.A Press)
int(8)

Às 18h30, tocou o sinal que avisava sobre o fim do último dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Aglomerados em frente ao Centro Universitário de Brasília (UniCeub), estudantes conversavam entre si e aguardavam, com o caderno de questões em mãos, o momento para, enfim, irem embora.

Com conteúdos de matemática financeira, química orgânica, botânica e ondulações, as questões do segundo dia agradaram e, conforme relataram alguns estudantes, foram mais fáceis do que em exames anteriores e até do que os conteúdos da primeira fase, ocorrida domingo passado (5/11).

Para a estudante Isabella Souza, 22, o nível de dificuldade dos cálculos foi justo com o tempo disponível para realizar a prova. Mesmo assim, ela finalizou a marcação do gabarito no último minuto. “No geral, achei mais fácil que o Enem dos anos anteriores e menos cansativo que o primeiro dia, de humanas, linguagens e redação. As imagens coloridas nas páginas foram um diferencial”, explicou a jovem, que deseja passar em medicina e realizou o exame pela quarta vez.

De acordo com Lorenzo Rechiuti, 23, as questões da primeira fase da prova exigem muita interpretação de texto, tornando-as mais massantes. “Hoje foi tranquilo. A prova de matemática estava bem fácil e tive um pouco mais de dificuldade apenas em química”, contou o estudante que já faz uma graduação em engenharia ambiental e pretende trocar o curso para medicina veterinária, arquitetura ou ciências biológicas.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, a prova tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Resultados

A previsão é a de que, em 24 de novembro, seja realizada a divulgação do gabarito oficial das provas. O resultado final com as notas dos candidatos está previsto para ser publicado em 16 de janeiro de 2024.

Os participantes que foram atingidos por algum problema durante a execução da prova poderão fazer um requerimento para solicitar a reaplicação do exame ao Inep, entre 13 e 17 de novembro. As novas provas serão realizadas em 12 e 13 de dezembro, no entanto estes pedidos serão analisados pela comissão responsável pelo Enem. Candidatos que perderam a prova por questões pessoais como, por exemplo, chegar atrasado não serão contemplados.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação