CADERNO DE QUESTÕES

Enem: segundo dia tem questões sobre TPM e matemática financeira

Na prova de física deste ano, docente destaca uma presença pequena de questões em que era preciso fazer contas

Júlia Eleutério
Letícia Mouhamad
Gabriella Braz
postado em 12/11/2023 19:24 / atualizado em 12/11/2023 20:01
Estudantes fizeram mais uma prova do exame neste domingo -  (crédito:  Luis Nova/CB)
Estudantes fizeram mais uma prova do exame neste domingo - (crédito: Luis Nova/CB)
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O segundo dia de aplicações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encerrou às 18h30 deste domingo (12/11). Nesta tarde, os estudantes fizeram provas de matemática e ciências da natureza. Ao Correio, professores comentaram sobre os principais assuntos e destaques do caderno de questões.

A professora de biologia Samantha Fechio, do Sistema Positivo de Ensino, destaca uma questão sobre tensão pré-menstrual (TPM) da prova de biologia. “É um alerta também para que as mulheres conheçam seu ciclo menstrual, entendendo um pouco sobre esse fluxo de hormônios e o que acontece”, ressalta.

Segundo a docente, a prova teve menos questões sobre ecologia do que nos anos anteriores. Os assuntos com maior ocorrência na parte de biologia foram citologia, botânica e fisiologia. “Este ano não identifiquei muitas questões interdisciplinares, então também foi um diferencial em relação ao ano passado em que tinha mais conexões entre os componentes curriculares”, acrescentou.

Na prova de matemática, segundo a professora de matemática do Sistema Positivo Neumar Albertoni, o que dominou foram as questões de geometria plana e espacial. “O Enem explorou desde o nível básico, com questões de interpretação, questões de só analisar o gráfico, e questões de identificar o que o texto-base estava trazendo como informação”, destacou. Perguntas que envolviam matemática básica também tiveram destaque. A matemática financeira foi outro tópico que se destacou na prova, além de média, moda, mediana e probabilidade.

Na prova de física, segundo o professor da disciplina Paulo Ferrari, do Colégio Sigma, boa parte das perguntas abordaram ondulatória. “Via de regra foi uma prova de física simples, veio com pouquíssima conta, menos da metade das questões de física tinha que fazer algum tipo de conta”, comentou. “A prova veio muito conceitual, exigindo saber os princípios por trás dos conteúdos."

A respeito dos conteúdos de química, a professora do Colégio Sigma, Juliana Gaspar destacou que as questões abordaram ligação química e química orgânica, desde nomenclatura até a parte de tensoativos, reações e oxidação. “Tivemos também funções inorgânicas sendo abordadas e propriedades coligativas. Para nós, uma surpresa foi cair gases. Fazia tempo que não caia”, comentou a docente. “Essa prova foi bem mais tranquila em relação a prova anterior. Não tinham muitos cálculos, eram contas mais simples”, avaliou.

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