SEGUNDO DIA DE PROVAS

Estudante viaja 50km para fazer prova do Enem: "Não abro mão do sonho"

Jovem de 19 anos veio de Planaltina de Goiás para fazer prova em universidade da Asa Norte. Ao Correio, Amanda Victoria disse que quer realizar o sonho de fazer licenciatura em história

Pablo Giovanni
postado em 12/11/2023 16:26
 12/11/2023 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF - Enem 2023, alunos prestam prova no UniCeub da Asa Norte. Amanda Victoria, moradora de Planaltina de Goiás. -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
12/11/2023 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF - Enem 2023, alunos prestam prova no UniCeub da Asa Norte. Amanda Victoria, moradora de Planaltina de Goiás. - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
int(9)

Com o sonho de fazer o curso de licenciatura em história, uma estudante viajou mais de 50km para realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Amanda Victoria, 19 anos, conversou com a reportagem do Correio, em frente ao UnICeub da Asa Norte, após vir de Planaltina de Goiás em busca de seus objetivos.

A estudante optou por ir de transporte de aplicativo até o local da prova. Ela chegou ao local de provas às 12h20, bem antes dos portões fecharem, às 13h. A jovem contou que o saldo da última semana deixa mais positiva para hoje. “A minha avaliação da prova, de semana passada, foi muito bom. Peguei o gabarito e fui bem demais. Estudei muito e quero realizar o meu sonho. Não abro mão dele (o sonho)”, contou a estudante.

Apesar de ser de humanas, ela quer se sair bem nesse segundo fim de semana de provas. Ela está no último ano do ensino médio. “Estou focando muito em química hoje. Pode não ser tão bom igual semana passada. É só colocar regra de três em tudo”, brincou. “Brincadeiras à parte, apesar de não ser meu forte, tirei um bom tempo para estudar sobre hoje. Vai dar tudo certo”, completou a estudante.

Quem torce bastante para o sucesso dela é a mãe, Francileia Alves, 47. “Ela estuda no DF, mas poderia ser mais perto de casa. É o segundo final de semana em que estamos deslocando para cá. Mas, entendo que todo esse nosso esforço terá resultado. Ela é brilhante, e vai dar tudo certo”, celebrou a mãe. “Não queríamos dar sopa para o azar por não saber se tinha ônibus, por isso viemos de transporte de aplicativo”, contou.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o conhecimento dos estudantes em diferentes áreas. Dividido em duas etapas, a seleção ocorre em dois domingos: o primeiro, na semana passada (5/11), cobrou conhecimentos de Linguagens, Ciências Humanas e uma redação; o segundo, hoje (12/11), abrange conteúdos de Matemática e Ciências da Natureza.

Cronograma (no fuso de Brasília):

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

O candidato só poderá sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

No total, o Enem é composto por 180 questões objetivas e uma redação. São 90 questões no 1º dia e mais 90 no 2º dia de provas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é o responsável pela aplicação do exame.

Segundo dados do MEC, no DF, são 72.982 inscritos para a prova. No Brasil, são cerca de 3,9 milhões de inscritos confirmados para realizar o Enem 2023, nas 27 unidades da Federação, em 1.750 municípios de aplicação. Ao todo, são mais de 9 mil locais de prova, com 10.086 coordenações, o que representa cerca de 132 mil salas. Além disso, farão parte da aplicação 1.763 coordenadores municipais, 36 coordenadores estaduais e cerca de 13.000 assistentes de local.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação