ENEM 2023

PF intensifica segurança do Enem após vazamento de imagens da prova

Operação identificou oito pessoas que divulgaram caderno de questões no primeiro dia de prova (5/11)

Gabriella Braz
postado em 12/11/2023 14:42 / atualizado em 12/11/2023 15:04
Enem 2023: começa o último dia de aplicação das provas -  (crédito: Marcelo Ferreira)
Enem 2023: começa o último dia de aplicação das provas - (crédito: Marcelo Ferreira)
int(5)

A Polícia Federal intensificou o monitoramento no segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre neste domingo (12/11). O reforço acontece após casos de vazamento do caderno de questões no último domingo (5/11).

Segundo informações da PF, a operação de segurança identificou oito pessoas que divulgaram imagens da prova após o início das aplicações no primeiro dia. As fotos foram identificadas por meio de monitoramento do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A apuração não encontrou indícios de vazamento antes do início do tempo de prova.

A investigação segue em curso e a PF já identificou e realizou oitivas com pessoas que vazaram as imagens em Caruaru (PE), Natal (RN), Cornélio Procópio (PR) e Brasília (DF). O órgão ainda informou que segue investigando no Rio Grande do Sul e no Ceará. Em Vitória da Conquista (BA) e Maceió (AL), a operação apreendeu materiais com suspeita de uso para fraudes no exame.

Na segunda-feira (6/11), o ministro da Educação, Camilo Santana, descartou a possibilidade de anular o exame. Segundo ele, os vazamentos foram “casos pontuais”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação