BALANÇO

Enem: 1° dia de prova enfoca direitos das mulheres

Textos também trataram de temas relevantes no debate social contemporâneo, como racismo, Palestina e mudanças climáticas

Sofia Thomas — Especial para o Correio
postado em 06/11/2023 16:54 / atualizado em 06/11/2023 18:07
 05/11/2023 Crédito: Luis Nova/CB. ENEM 2023. Saída das provas do ENEM no CEUB da Asa Norte. -  (crédito:  Luis Nova/CB)
05/11/2023 Crédito: Luis Nova/CB. ENEM 2023. Saída das provas do ENEM no CEUB da Asa Norte. - (crédito: Luis Nova/CB)
int(4)

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizada neste domingo (5). A prova trouxe 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e uma redação. O tema central deste ano foi a mulher e seu papel na sociedade.

Para Marcela Santos, aluna do 3° ano do ensino médio, o exame foi bem elaborado e de dificuldade mediana. Segundo ela, as questões abordavam diferentes facetas do assunto principal, como amamentação, Lei Maria da Penha e inserção da mulher no mercado de trabalho. “A abordagem dessas pautas em um exame nacional é fundamental para reflexão de todos os estudantes que fizeram a prova neste final de semana. Essas questões nunca deveriam deixar de ser discutidas”, diz a estudante.

Guilherme Alvez da Silva, professor de língua portuguesa e redação do colégio Sigma, afirma que o primeiro dia do Enem apresentou uma prova no estilo das edições anteriores, bastante interpretativa e mobilizadora de conhecimentos acerca de estruturas e de finalidades de gêneros diversos.

O professor também ressalta que os textos chamaram a atenção pela sua relevância no debate social nos dias de hoje, como a relação entre gênero, esporte e saúde mental. Além disso, racismo, história da Palestina, mudanças climáticas e a valorização da identidade indígena foram outros temas citados.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação