A primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no Distrito Federal, acontece hoje, com 72.982 inscritos. Os alunos fazem provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, língua estrangeira e redação.
A prova terá início às 13h30. Os portões serão abertos a partir das 12h e fechados às 13h. A prova tem duração de 5h e 30 minutos. A partir das 15h30, os alunos poderão sair da sala, mas sem o caderno de respostas. Quem terminar a prova depois das 18h30, poderá deixar o local com o caderno.
Logo cedo, é bom os candidatos checarem a documentação exigida. Quem estiver impossibilitado de apresentar a via original do documento oficial de identificação com foto por motivo de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame. Os estudantes devem comparecer ao local de prova com uma caneta esferográfica preta, fabricada em material transparente, documento de identificação válido, físico ou digital.
O aluno não pode levar óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, gorro ou similares, caneta de material não transparente, livros, manuais, impressos, anotações, protetor auricular, fones de ouvido, relógio de qualquer tipo, dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets, calculadora (podem ser guardados desligado dentro do envelope porta-objetos) e chaves com alarme (podem ser guardadas dentro do envelope porta-objeto).