Eu, Estudante

Educação

Enem 2023: professores dão dicas do que estudar na semana da prova

Para auxiliar os alunos, o Correio Braziliense promoveu, nesta terça-feira (31/10), um aulão especial de dicas para o exame, que contou com orientações de 12 professores do Sigma

Reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os alunos se perguntam o que fazer. Estudar mais um pouco ou relaxar? Para auxiliar os estudantes, o Correio Braziliense promoveu, nesta terça-feira (31/10), um aulão especial de dicas para o exame, que contou com orientações de 12 professores do Sigma. A live, dividida em quatro blocos, contou com duas horas e meia de transmissão e foi mediada pela subeditora da Revista do Correio, Sibele Negromonte.

Participaram do aulão os professores Luiz de Alcântara Alves de Souza (artes), Caroline de Oliveira Farias (inglês), Margarete Lopes dos Santos (artes), Ângela Miranda (gramática), Vanessa Cajá (redação), Guilherme Alves (literatura), Erick Barbosa Surjan (história), José Augusto Brandão (história), Patrick Victor Saldanha (filosofia), Edivaldo Monte dos Santos (sociologia), Flávio Euripedes (geografia) e Paulo Macedo (geografia).

Neste domingo (5/11), primeiro dia do Enem, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. As matérias foram discutidas por cada um dos professores durante a live, e eles deram orientações desde a leitura do enunciado até possíveis temas da redação.

Discussões

Logo no primeiro bloco, participaram os docentes Luiz de Alcântara, Caroline de Oliveira e Margarete Lopes. A sugestão para a prova de inglês está na atenção e na leitura de cartoons, poemas e até textos jornalísticos. Segundo a professora Caroline, o segredo é interpretar os textos e se atentar aos enunciados. “Podem ter temas relacionados à diversidade e até mesmo o papel da mulher na sociedade. São assuntos atuais e de relevância”, afirma.

Na prova de artes, a professora Margarete orienta os alunos a se atentarem sobre temas relacionados a povos originários. “Essa é uma questão que está sendo discutida em todo o mundo. É quase certo que caia algo sobre isso.” Visitar espaços culturais, assistir filmes ou peças teatrais são bem-vindos nessa reta final.

As discussões sobre movimentos culturais não ficam de fora das matérias de história e filosofia, sociologia e geografia, que andam juntas nos enunciados, avaliam os professores José, Erick, Patrick, Edivaldo, Flávio e Paulo. Mas, os estudantes não devem deixar de fora o conhecimento básico sobre os principais filósofos e sociólogos e as teorias que defendem. Nessa reta final, os docentes indicam que os alunos não se exaustem em responder simulados, mas separem questões enfáticas e foquem ao máximo.

Para o professor Guilherme, de literatura, uma boa partida é entender a literatura contemporânea a partir do modernismo. Já em relação a redação, a dica é usar os últimos dias de estudo para treinar leitura e escrita e ouvir feedbacks sobre os textos produzidos, salienta a professora Vanessa. “Assim que receber a prova, dê uma olhada no tema, destaque palavras-chave e sinônimos. Depois, pegue o rascunho e faça um projeto de tópicos”, explica. Entre os possíveis temas que podem ser cobrados na redação, de acordo com Vanessa, estão assuntos sobre condições sociais e culturais, preservação do meio ambiente e condição do Brasil.