O Ministério da Educação (MEC) informou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aprovou mais 38.101 solicitações de atendimento especializado para esta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, de acordo com a pasta, serão atendidos 70.411 pedidos de recursos de acessibilidade. Quanto ao atendimento pelo nome social, 1.526 requisições serão atendidas.
Tempo adicional foi o recurso mais requerido pelos participantes, com 18.173 solicitações aprovadas. Em seguida, estão o auxílio para leitura, com 10.271 pedidos, a correção diferenciada, com 8.703; o auxílio para transcrição, com 7.507; e a sala de fácil acesso, com 6.449 pedidos.
- Correio Braziliense lança especial para Enem 2023 em parceria com o Sigma
- Enem 2023: como conferir os locais de provas
- Saiba o que é a declaração de comparecimento do Enem e como acessar
Já entre os atendimentos especializados, as solicitações de pessoas com déficit de atenção alcançaram o maior número de pedidos aprovados, com 13.686, seguido pelo número de inscritos com baixa visão, que totalizaram 6.504.
O exame deste ano marca a estreia do Cartão-Resposta com fonte ampliada para deficientes visuais. Os participantes também poderão contar com folha de redação em tamanho maior.
O Cartão-Resposta da prova, que até então era impresso em fonte padrão (tamanho 12) para todos os participantes, será adaptado no caso das pessoas com deficiência visual (tamanho 18). O objetivo é proporcionar mais autonomia ao transcrever as respostas e a redação para a folha usada de fato na correção.
As provas do Enem 2023 começam na próxima semana, nos dias 5 e 12 de novembro. O exame será aplicado nas 27 unidades da Federação, para mais de 3,9 milhões de inscritos.
Saiba Mais
-
Brasil Pesquisas terão perguntas sobre gênero e orientação sexual a partir de janeiro, diz IBGE
-
Brasil Qual é a cidade do Brasil com maior proporção de homens na população?
-
Brasil Censo IBGE 2022: mulheres são maioria nas cinco regiões e em 24 estados
-
Brasil Governo investe R$ 1,7 bi no combate ao HIV/AIDS; confira novas ações
-
Brasil Prêmio nacional para servidores públicos abre inscrições neste sábado
-
Brasil Brasil tem 6 milhões de mulheres a mais do que homens, revela IBGE