Eu, Estudante

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Enem: ferramenta é lançada para acelerar estudos dos candidatos

O GPT do Enem é capaz de produzir respostas estruturadas sobre um assunto que o estudante não compreendeu ou que não teve tempo de entender via educação tradicional

O Curso Enem Gratuito lança, a uma semana da prova, o GPT do Enem, ferramenta, similar a de um Bot, com funcionamento 24 horas, que produz respostas estruturadas a 100% das perguntas que recebe, relativas ao Enem. Para esclarecer o que é possível encontrar na ferramenta, o professor João Vianney, gestor e idealizador do curso, traz os principais pontos a seguir:

O que é o GPT do Enem?

Sua lógica é inspirada no Chat GPT. Em versão 1.0, o GPT do Enem oferece os conteúdos de 11 anos do portal, em formato de texto, gráficos, questões, simulados e vídeos do Blog do Enem, disponíveis no Curso Enem Gratuito. A base também responde a 100% dos componentes que estão no ementário atual do Enem.

Quais as principais vantagens do GPT do Enem?
O GPT do Enem funciona como um acelerador do tempo apenas para que o aluno chegue mais rapido à solução de uma dúvida ou a um conhecimento desejado. As ferramentas anteriores entregavam ao aluno uma “lista de links” que ele deveria visitar para tentar encontrar uma resposta. Com esse tutor virtual, em tempo real, o estudante recebe uma resposta estruturada e já fica na aprendizagem do seu tópico de estudo. Assim, a principal vantagem é acelerar a natureza da resposta, dando uma chance de conhecimento rápido sobre um assunto que ele não compreendeu ou que não teve tempo de entender via educação tradicional.

O GPT do Enem produz atalhos para o conhecimento e está alinhado com a trilha contemporânea de “personalização da aprendizagem”
Isso significa que a ferramenta possibilita que o aluno estude com mais foco nas demandas específicas que ele tem. Importante ressaltar que não existe compressão do tempo na aprendizagem, e que o dispositivo oferece ganho de tempo na busca por explicações ou metáforas que o auxiliem na apropriação para o aprendizado.

O Desenvolvedor, Roberto Michelin, que já foi diretor de Educação a Distância, traz mais informações sobre a ferramenta:
Segundo Michelin, o Bot foi construído a partir da plataforma de uma empresa da Inglaterra. Foram utilizadas diferentes fontes de conhecimento específicas sobre o Enem para que ele pudesse servir como 1 tira-dúvidas aos candidatos que vão prestar o Enem, neste ano.
Além do aluno contar com 1 tutor disponível 24x7, o Bot foi programado para a escalabilidade de atender a todos, ao mesmo tempo. Isso inclui desde informações sobre a prova, data, questões do ponto-de-vista processual e até dicas e insights sobre as matérias que caem em cada disciplin, além de resumos de conteúdo. A tendência é o Chat perdurar, com dicas de bom desempenho e modelo de redação que não alcançam boa nota.

A Inteligência Artificial por trás do Bot
A minha parte no processo, como representante da plataforma, foi apresentar a solução e promover o treinamento com as bases de dados, que julgamos mais interessantes para o Bot aprender, usando IA, para depois poder transmitir depois em forma de chat aos usuários. Além disso, escolhemos o tipo de Bot, com IA generativa, para que ele pudesse dialogar com o usuário, de maneira natural.
O ganho de uma base de dados mais generalizada é que você direciona a base de conhecimento dela. Ela fica especialista em um tipo de conhecimento. Neste caso, o Enem.