Enem 2023

Enem 2023 terá mais de 38 mil atendimentos especializados

Foram aprovados 70 mil recursos de acessibilidade para os participantes que necessitam de atendimento especializado para realizar as provas

Rafaela Gonçalves
postado em 28/10/2023 17:30
O exame deste ano marca a estreia do Cartão-Resposta com fonte ampliada para deficientes visuais -  (crédito: divulgação/Estratégia Vestibulares)
O exame deste ano marca a estreia do Cartão-Resposta com fonte ampliada para deficientes visuais - (crédito: divulgação/Estratégia Vestibulares)
int(8)

O Ministério da Educação (MEC) informou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aprovou mais 38.101 solicitações de atendimento especializado para esta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, de acordo com a pasta, serão atendidos 70.411 pedidos de recursos de acessibilidade. Quanto ao atendimento pelo nome social, 1.526 requisições serão atendidas.

Tempo adicional foi o recurso mais requerido pelos participantes, com 18.173 solicitações aprovadas. Em seguida, estão o auxílio para leitura, com 10.271 pedidos, a correção diferenciada, com 8.703; o auxílio para transcrição, com 7.507; e a sala de fácil acesso, com 6.449 pedidos.

Já entre os atendimentos especializados, as solicitações de pessoas com déficit de atenção alcançaram o maior número de pedidos aprovados, com 13.686, seguido pelo número de inscritos com baixa visão, que totalizaram 6.504.

O exame deste ano marca a estreia do Cartão-Resposta com fonte ampliada para deficientes visuais. Os participantes também poderão contar com folha de redação em tamanho maior.

O Cartão-Resposta da prova, que até então era impresso em fonte padrão (tamanho 12) para todos os participantes, será adaptado no caso das pessoas com deficiência visual (tamanho 18). O objetivo é proporcionar mais autonomia ao transcrever as respostas e a redação para a folha usada de fato na correção.

As provas do Enem 2023 começam na próxima semana, nos dias 5 e 12 de novembro. O exame será aplicado nas 27 unidades da Federação, para mais de 3,9 milhões de inscritos.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação