Eu, Estudante

Acessibilidade

Enem 2023: mais de 38 mil candidatos terão atendimento especializado

Inep autorizou, ainda, mais de 70 mil pedidos para uso de recursos de acessibilidade nas provas deste ano

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, nesta terça-feira (1), que 38.101 solicitações para atendimento especializado e 70.411 pedidos de recursos de acessibilidade serão atendidos nas próximas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As avaliações ocorrem em 5 e 12 de novembro, com mais de 3,9 milhões de inscritos em todo o Brasil.

O balanço divulgado pelo órgão aponta ainda que 1.526 requisições para atendimento com nome social também serão atendidas.

Em relação aos recursos requeridos pelos estudantes, o auxílio para a leitura foi o mais requisitado, com 10.721 solicitações aprovadas. Também foram solicitados apoios como correção diferenciada, por 8.703 participantes, auxílio para transcrição, com 7.507 pedidos, e sala de fácil acesso, para 6.449 alunos.

Entre os atendimentos especializados, as solicitações de participantes com déficit de atenção formalizaram o maior número de pedidos, com 13.686 inscrições. Em seguida, foram cadastradas 6.504 solicitações para participantes com baixa visão. A lista conta ainda com pedidos para autismo, deficiência física, deficiência intelectual e diversos outros atendimentos.

De acordo com o Inep, os recursos de acessibilidade e os atendimentos especializados fazem parte da política de inclusão do instituto e, por isso, estão presentes em todas as avaliações aplicadas. O objetivo, segundo a autarquia, é abranger o maior número possível de candidatos e promover equidade no acesso à educação brasileira.

Saiba Mais