Educação superior

MEC divulga editais do Sisu, ProUni e Fies para o segundo semestre de 2023

Os processos seletivos utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso em instituições de ensino superior públicas e particulares

Yasmin Rajab
postado em 07/06/2023 12:33
 (crédito: Unsplash/Reprodução)
(crédito: Unsplash/Reprodução)

O Ministério da Educação (MEC) publicou os editais do Sisu, ProUni e Fies referentes ao segundo semestre de 2023. Os documentos foram divulgados no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (7/6). Os processos seletivos utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso em instituições de ensino superior públicas e particulares. 

Por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), estudantes de todo o país poderão ingressar em universidades públicas. Já por meio do Programa Universidade Para Todos (ProUni), são ofertadas bolsas de graduação em instituições particulares, enquanto o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) concede financiamento para o pagamento de mensalidades em cursos superiores em faculdades privadas. 

ProUni

As inscrições para o processo seletivo do ProUni serão abertas no dia 27 de junho e estarão disponíveis até o dia 30 do mesmo mês. Os estudantes deverão se candidatar exclusivamente pela internet, por meio da página do ProUni. Clique aqui e acesse. 

Somente poderá se inscrever no processo o candidato que tenha participado da edição de 2021 ou de 2022 do Enem e que, cumulativamente, tenha obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do exame e nota acima de zero na prova de redação. 

O candidato também deverá atender as seguintes condições para ser contemplado: 

I - ter cursado:

a) o ensino médio integralmente em escola da rede pública;

b) o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

c) o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

d) o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e

e) o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

II - seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e

III - seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. 

Cronograma 

  • 27 a 30 de junho: Inscrições
  • 4 de julho: Divulgação da primeira chamada
  • 4 a 14 de julho: Confirmação de informações da primeira chamada
  • 24 de julho: Segunda chamada
  • 24 de julho a 3 de agosto: Confirmação de informações da segunda chamada
  • 14 e 15 de agosto: Manifestação de interesse na lista de espera
  • 18 de agosto: Resultado da lista de espera
  • 21 a 28 de agosto: Confirmação de informações da lista de espera

Sisu

As inscrições para participar do Sisu deverão ser efetuadas no site do programa durante o período entre 19 de junho às 22 de junho. Somente poderão se inscrever aqueles que tenham participado do Enem em 2022 e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação e não tenha participado do exame na condição de "treineiro". Clique aqui e se inscreva. 

O candidato poderá se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga. Ao se candidatar, estudante deverá especificar: 

I - em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno; e

II - a modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer: às vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, observada a regulamentação em vigor; às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas e informadas pela instituição; ou às vagas destinadas à ampla concorrência.

Cronograma

  • 19 a 22 de junho: Inscrições
  • 27 de junho: Resultado da chamada regular
  • 29 de junho a 4 de julho: Matrícula da chamada regular
  • 27 de junho a 4 de julho: Prazo para participar da lista de espera

Fies

Os estudantes poderão se inscrever no Fies exclusivamente pela internet, por meio do site do programa, a partir do dia 4 de julho. O prazo de inscrição será encerrado em 7 de julho. Clique aqui e acesse o link. 

Ao acessar o portal, o candidato deverá: efetuar seu cadastro no "login único" do governo federal e criar uma conta gov.br, meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, ou inserir o seu número de CPF e senha, caso já possua cadastro. 

Poderá se inscrever no processo seletivo do Fies o estudante que, cumulativamente, atenda às seguintes condições: tenha participado do Enem a partir da edição de 2010, com nota no exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições prevista no edital, e tenha obtido média aritmética das notas nas 5 provas igual ou superior a 450 pontos, e nota na prova de redação superior a 0, assim como não tenha participado no referido exame como "treineiro". Também é exigido que o candidato possua renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Cronograma

  • 4 a 7 de julho: Inscrições
  • 11 de julho: Pré-seleção da primeira chamada
  • 12 a 14 de julho: Complementação das informações da primeira chamada
  • 18 de julho a 29 de agosto: Pré-seleção da lista de espera 

Editais

Edital ProUni 2023/2

Edital Fies 2023/2

Edital SISU 2023/2


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação