O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) adaptou o edital de isenção da taxa de inscrição para a edição de 2023 em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a justificativa de ausência na aplicação das provas em 2022, para estudantes com deficiências visuais. A medida foi realizada para tornar as diretrizes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais diversas e fazem parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep.
As pessoas com deficiência auditiva podem assistir aos vídeos, em Libras, no canal do Instituto no YouTube. Já os estudantes com deficiências visuais devem baixar o documento no portal do Inep. O edital adaptados para candidatos com deficiência visual é uma novidade desta edição e poderá ser lido por meio de um programa de leitura com síntese de voz, chamado Dosvox.
Os cadidatos deverão solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2023 e justificar a ausência no Enem 2022 vai até 28 de abril. Os interessados devem fazê-lo por meio da Página do Participante.