Eu, Estudante

Sisu

Sisu 2023: saiba quando sai a primeira nota de corte parcial

MEC abriu inscrições nesta quinta(16). São ofertadas 226 mil vagas em instituições públicas de todo o país

Estudantes que obtiverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nota maior do que zero na redação devem registrar, até 24 de fevereiro, por meio do site, interesse em no máximo duas opções entre universidades e cursos, para concorrer a classificação no Sistema de Seleção Unificada (SISU).

A cada dia o Sisu registra as notas de corte parciais dos cursos e registra a atual colocação dos candidatos na lista de concorrência. As notas referem-se ao balanço geral realizado após as inscrições em cada dia, até o fim do prazo para cadastro. Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. Fique atento também aos prazos para manifestar interesse em participar da lista de espera.


As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas conforme determinação da Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e, ainda, de acordo com as políticas e ações afirmativas que podem ser adotadas por instituições públicas de ensino superior, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda o perfil indicado pela instituição. De acordo com as especificações da instituição, o sistema faz, automaticamente, o cálculo e gera uma nova nota, que é apresentada ao candidato.