ENEM

Resultado do Enem 2022 está disponível e já pode ser consultado

O Ministério da Educação antecipou a divulgação das notas, que estavam previstas para serem consultadas apenas na próxima segunda-feira (13/1)

Yasmin Rajab
postado em 09/02/2023 09:18 / atualizado em 09/02/2023 14:00

Está disponível o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. As notas podem ser consultadas na internet, por meio da Página do Participante. Inicialmente, o resultado estava previsto para ser divulgado na próxima segunda-feira (13/1), mas foi antecipado. 

"O Ministério da Educação antecipou a divulgação do resultado do Enem para quinta-feira (9). Com a publicação das notas obtidas no Exame, os estudantes poderão se planejar melhor para ingressar no ensino superior por meio do Sisu, Prouni ou Fies", informou o MEC nas redes sociais. 

Para visualizar as notas, é necessário acessar a Página do Participante . Caso o participante não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, é necessário clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

Notas – Os desempenhos dos participantes do Enem são calculados com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). O método é um conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características (parâmetros) dos itens.

Vale ressaltar que a TRI considera a particularidade de cada item. Dessa forma, as notas não dependem do total de itens da prova, mas de cada item que a compõe. Por isso, pode ocorrer de duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova serem avaliadas de forma distintas, a depender de quais itens estão certos e errados, e terem, assim, notas diferentes.

Redação – As redações do Enem são avaliadas de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência. A nota pode chegar a 1000 pontos, mas há fatores que levam à nota zero. Entre eles estão: fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Espelho – O espelho das redações será disponibilizado em abril, juntamente com o resultado dos treineiros – estudantes que não concluíram o ensino médio e realizaram o Enem para fins de autoavaliação.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.


No Enem, estudantes de todo o país são avaliados ao término da educação básica. O Exame funciona como uma porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Prouni e Fies. 

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam a nota do Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar de processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso ao Fies. As notas também podem ser usadas em processos seletivos de instituições portuguesas de ensino superior que possuem convênio com o Inep.

 

Página do participante

 https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ 

Saiba mais 

https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem 

Com informações da assessoria do Inep

 

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação