Enem 2022

Ministro da Educação anuncia divulgação do resultado do Enem 2022 para esta quinta-feira (9/2)

O resultado estava previsto para sair em 13 de fevereiro. Adiantamento ajudará estudantes que irão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Eu Estudante
postado em 08/02/2023 14:27 / atualizado em 09/02/2023 02:22
 (crédito: Arquivo/Agência Brasil)
(crédito: Arquivo/Agência Brasil)

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta quarta-feira (8), que o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) anteciparam para esta quinta-feira (9/2) a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), antes previstas para a próxima segunda-feira (13/2). O horário específico da divulgação não foi informado. Para verificar a nota, o estudante deve acessar a página do participante. 

De acordo com o ministro da Educação, a antecipação ajudará os estudantes que irão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), responsável por intermediar a entrada dos candidatos nas universidades federais. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, em coletiva de imprensa para a divulgação dos dados do Censo Escolar da Educação Básica.

Para tentar o ingresso em alguma universidade federal do país, os candidatos devem realizar inscrição no Sisu entre 16 e 24 deste mês. Os resultados da primeira chamada serão publicados em 28 de fevereiro e as matrículas devem ser feitas entre 2 e 8 de março. Candidatos que não forem contemplados podem ainda manifestar interesse na lista de espera, de 28 de fevereiro a 8 março.

Oportunidades nas instituições

O Instituto Federal de Brasília oferecerá mais de 892 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A unidade normalmente promove a seleção de novos estudantes por dois modelos de análise, pela nota de corte do Enem e também pelo Sisu, mas as seletivas realizadas diretamente por meio da nota do Enem foram encerradas durante o início deste ano. As vagas reservas estão disponíveis apenas para a instituição de Planaltina.

Já na Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) serão 80 vagas distribuídas entre os cursos de graduação em medicina e enfermagem. Além dessas oportunidades, a instituição também oferece pós-graduação lato sensu e stricto sensu, incluindo programas de residência médica e multiprofissional.O candidato poderá concorrer pelo Sistema Universal com 48 vagas disponíveis ou pelo Sistema de Cotas com 32 vagas. A ESCS reserva 40% das vagas para quem cursou todas as séries do ensino fundamental e médio em escolas vinculadas à Secretaria de Educação do DF.

Os candidatos poderão ingressas na Universidade de Brasília (UnB) ofertará 2.120 vagas pelo Acesso Enem UnB, processo seletivo criado pela instituição para viabilizar o ingresso de estudantes nos cursos de graduação presenciais. A universidade usará o método de análise baseado na nota do Enem. O edital com mais detalhes, será publicada em 18 de março.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação