Os gabaritos das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados nesta quarta-feira (23/11). As provas foram aplicadas nos dois últimos domingos, dias 13 e 20 de novembro. As respostas poderão ser acessados no portal do Inep, a partir das 18h.
Mesmo com os gabaritos das provas em mãos, o estudante ainda não saberá qual foi a nota no Exame, uma vez que o Enem utiliza como método de correção a chamada teoria de resposta ao item (TRI). As notas variam de acordo com a quantidade de erros e acertos de cada aluno. Os resultados finais serão divulgados no dia 13 de fevereiro de 2023.
Já o espelho da redação, com os detalhes das correções dessas provas, será divulgado apenas em abril, junto com as notas dos participantes treineiros, ou seja, daqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram o exame apenas para testar os conhecimentos. O tema da redação deste ano foi Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil.
Balanço
Exatos 2.351.513 participantes compareceram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 no último domingo (20/11), segundo dia de prova nas modalidades impressa ou digital. O número corresponde a 67,6% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas duas versões. Os participantes resolveram itens de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.
No primeiro dia de prova do Exame (13/11) cerca de 2.490.880 estudantes compareceram aos locais de aplicação. O número corresponde a 73,3% do total de inscritos. Os candidatos responderam a 90 questões objetivas, sendo 45 questões das disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação dissertativa-argumentativa.
Ao todo, mais de 60 mil estudantes de todo o Brasil se inscreveram para o Enem 2022.
Após a divulgação dos resultados do Enem, serão abertas as inscrições para os processos seletivos que utilizam a avaliação como forma de ingresso no ensino superior, em data ainda a ser divulgada.
O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.
Reaplicação
A pessoa que faltou a alguma das aplicações (em 13 e 20 de novembro) por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas previstas nos editais tem até a próxima sexta-feira (25/11) para solicitar a aplicação das provas. Aqueles que compareceram em um dos domingos de prova devem solicitar a reaplicação somente no dia da abstenção.
O Inep também aplicará o exame para Pessoas Privadas de Liberdade 2022 ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL), nas datas de reaplicação. Outras justificativas para entrar com o pedido são desastres naturais, comprometimento da infraestrutura do local ou falta de energia elétrica
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.