Faltando pouco menos de três dias para o último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Correio Braziliense promoveu, nesta quinta-feira (17/11), uma live especial para pontuar os principais temas que podem cair nas provas de Ciências da Natureza e Matemática. A live faz parte do projeto Especial Enem 2022 do Correio, que contou com vídeos de resoluções de questões, textos com dicas especificas para cada disciplina do primeiro dia de prova e outros conteúdos multimidiáticos para ajudar os estudantes.
Ao todo, seis docentes de diversas disciplinas deram as últimas dicas para os alunos que vão fazer o Exame nos próximo dia 20.
No primeiro momento, a mediadora do evento, Mariana Niederauer, editora do site do Correio e que também editou o caderno especial para o Enem publicado nas versões on-line e impressa do Correio, conversou com o docente Alessandro Santana Reis, professor de Biologia da rede Sigma, sobre os principais temas da disciplina que podem cair na prova.
Ele explica que em média entre 17 e 18 itens da prova de Ciências da Natureza envolvem Biologia, no entanto, dada a didática do Enem de envolver mais de uma disciplina em questões, é muito comum ver questões de Biologia ligadas à Química e Matemática.
"Hoje o estudante precisa ter a habilidade de interassociar conceitos, inclusive a prova de Ciências Humanas, que inclui Geografia e que aconteceu na última semana, os conhecimentos da Geografia são necessários para a prova de Biologia porque temos, historicamente na Biologia, questões que envolvem toda a parte ambiental. Assim você tem uma interdisciplinaridade com Química e a própria Geografia", afirma o professor.
Alessandro pontuou também os principais temas que caíram nos últimos anos no Enem. Ele considera como "carro chefe" a temática da Ecologia. "Historicamente nós temos entre 30 e 50% dos itens direcionados para a Ecologia", explicou. Nessa temática, temas relacionados como desmatamento, queimadas, poluição, lixo e relações ecológicas são muito importantes na prova.
Outro tema que ele considerou importante ter bastantes conhecimentos para responder as questões de Biologia é a temática de programa de saúde. "Isso vai envolver desde viroses, a bacterioses, micoses, as verminoses, então existem várias doenças que são bem conhecidas nacionalmente como a dengue, a malária, algumas doenças que tem quadros epidêmicos historicamente no país são questões muito bem abordadas dentro do Exame", ressaltou também.
Ele acrescentou também que questões envolvendo a genética e hereditariedade têm apresentado crescimento na prova e é importante revisar esses temas também.
Outra dica que o professor salienta na hora de resolver questões, não somente as de biologia, é se concentrar nos itens mais fáceis. "Invista tempo nos itens fáceis para que você tenha certeza que está gabaritando corretamente, na sequência os itens medianos e se sobrar um tempo para investir mais nas questões trabalhosas com cálculo ou com associação mais abrangente que vai demandar uma interligação mais complexa de conteúdos, deixa essas questões por último", sugere Alessandro.
45 questões de Matemática, como resolvê-las?
Os docentes Paulo Luiz Ramos e Gabriel Carvalho, professores de Matemática da rede Sigma, elaboraram durante a live sobre os principais temas e cálculos que devem cair nessa parte do exame, uma vez que tem um caderno com 45 questões somente da disciplina.
Gabriel explica que as principais temáticas que caem na prova do Enem são grandezas proporcionais, matemática financeira, geometria plana e espacial e estáticas, em abordagens tanto com leitura e interpretação de gráfico como a parte mais técnica e a a temática de funções.
Para o professor Paulo, é importante ressaltar para os alunos que não é apenas porque as questões de uma determina temática caem com mais frequência que é melhor o aluno buscá-las no caderno. Ele também ressaltou que a melhor maneira de resolver as questões de matemática é ler a pergunta da questão e depois ler o texto motivador, para aí sim identificar o item correto. "O ponto é começou a ler, entendeu a questão mas não sabe como fazer, não gasta tempo e segue com a prova", frisou.
O professor Gabriel também fez ponderações sobre a resolução da prova. "É importante não levar a questão para o pessoal. Quando o aluno leva a questão para o lado pessoal que é 'eu sei resolver isso' e fica tentando a qualquer custo, ele ás vezes gasta 10 minutos tentando resolver uma questão e isso prejudica todo o tempo de prova dele", salientou.
O que cai de Física no Enem?
Os itens de Física no Enem normalmente representam cerca de 15 questões, segundo o professor Alvir Sonza Júnior, da rede Sigma. Durante a live, o especialista pontuou que dificilmente as questões da disciplinas repetem temas. "Nós temos uma diversificação muito grande e muitos conteúdos cobrados", lembrou.
O docente acrescentou ainda que os principais temas que caem nas questões de física são aqueles mais abrangentes como mecânica — questões envolvendo energia, trabalho e potência — eletricidade, que sempre estão presentes nas provas, e ondulatória, que envolve o estudo da luz, de ondas mecânicas, ondas eletromagnéticas. "Esses três assuntos por serem muito abrangentes e muito longos eles sempre representam muitas questões", afirmou.
Ele reforçou ainda que nas últimas provas, quase 60% da prova foram dos três tópicos citados por ele. Nos 40% restantes, os temas abordados podem ser todos os outros que os alunos estudam. "Não dá para a gente cravar assuntos que não vão ser cobrados, mas tem conteúdos que são pouco cobrados", explicou o professor.
Alvir argumenta ainda que nesses últimos dias antes da prova, que o aluno não foque muito mais em absorver conteúdo e sim em descansar. No entanto, caso sinta necessidade de relembrar temáticas de física ou de outras temáticas, que o faça de forma superficial.
Prova de Química é a mais difícil?
Já para as questões de química, os docentes Juliana Gaspar e Diego Carvalho da Silva da rede Sigma comentaram que os principais temas que caem no Exame são eletroquímica, questões voltadas para o meio ambiente, físico-química, equilíbrio químico, propriedades físicas dos compostos orgânicos, radioatividade, reações orgânicas e polimerização. "O treino dessas questões ajuda demais na hora da resolução dos itens da prova", explicou a professora Juliana.
Para o professor Silva é importante lembrar que as questões voltadas para o meio ambiente e poluição ambiental caem com frequência na prova integrados à conteúdos voltados para a química verde. "Nos últimos cinco anos, a prova do Enem tem seguido um padrão e a gente vai esperar agora para ver como que vai ser mas a gente espera que siga esse padrão", pontou o professor. Ele ressaltou ainda que questões envolvendo isomeria, termoquímica, cálculo de entalpia e também a identificação de funções orgânicas sempre estão presentes no Enem.
Outro detalhes apontado por Silva é que em se tratando de questões de cálculos no Enem, a prova sempre pede para fazer transformação de unidades, o que requer a atenção e calma dos alunos.
Os docentes também endossaram as dicas dos outros professores da live de ler sempre a pergunta da questão primeiro antes de ler os textos motivadores. "Muitas questões vão envolver raciocínio lógico, cálculo e isso cansa muito, então se o aluno pode de alguma forma driblar esse cansaço mental de estar lendo texto e já ir direto para o assunto é muito importante", fundamentou Juliana.
Silva ressalta ainda a importância dos alunos estarem preparados para fazer cálculos na prova. "O aluno tem que estar bem preparado nessa parte de fazer cálculo porque, querendo ou não, o Enem te vence, às vezes, pelo cansaço" recordou. "O importante é saber administrar o seu tempo, saber que aquele cálculo vai te travar e passar para outro", observou.
Especial Enem 2022
O especial do Enem deste ano oferece aos candidatos navegação como a de um game, com várias etapas que avançam à medida que as provas se aproximam. Veja quais são:
Nível 1 - Fique por dentro do Game: espaço dedicado às reportagens especiais produzidas pelo Correio. O hotsite criado especialmente para o projeto abrigará a cobertura feita antes, durante e depois do Enem;
Nível 2 - Mini hacks: com o suporte do Sigma, o Correio apresenta dicas valiosas de professores que são especialistas nas provas de vestibular. A estratégia oferecerá a resolução de questões antigas feitas com o passo a passo;
Nível 3 - Depoimentos de Gamers: o Correio se aproxima dos estudantes do Sigma para saber qual a expectativa para as datas das provas, que serão realizadas no mês de novembro. Além disso, o veículo também conta com a participação de quem já garantiu a sua aprovação em outras edições para realizar um overview sobre a sua época de preparação e estudos;
Nível 4 - Enem versão Beta: o jornal, além de apresentar conteúdos selecionados sobre a avaliação educacional mais aguardada do Brasil, também contribuirá com a preparação do aluno por meio de um simulado produzido exclusivamente para o Enem. As questões também estarão no caderno especial, ao lado de dicas e orientações de especialistas;
Nível 5 - Mega tutoriais: com lives especiais, com os profissionais do Sigma, o Correio realizará uma revisão geral perto das datas das provas. A ideia é deixar o aluno consciente da avaliação;
Nível 6 - Review do Game: após os fins de semana de prova, os professores do colégio desvendarão o gabarito. A iniciativa será responsável por resolver as questões que caíram neste ano para que os candidatos verifiquem se conseguiram a sonhada aprovação. Os vídeos serão postados no feed e nos stories das redes sociais do Correio (Facebook e Instagram). Posteriormente, as gravações serão disponibilizadas no canal do especial, no dia seguinte das avaliações.
Para acompanhar todo o conteúdo, acesse o site www.correiobraziliense.com.br/enem2022 e pelo Instagram oficial @correio.braziliense.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.