As questões de exatas cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), especialmente as de física, podem ser desafiadoras para alguns alunos. É comum que a apreensão cresça à medida que a prova se aproxima, mas algumas orientações podem ajudar a focar a preparação e reduzir o estresse pré-prova.
É o que ressalta o professor de física da rede Sigma em Brasília Rodrigo Bessone. De acordo com ele, os principais conteúdos da disciplina que caem no Enem são: eletricidade; calorimetria — troca de calor; parte ondulatória — questões de acústica e tubos sonoros; mecânica — que pode abordar diversas questões, como energia, trabalho e dinâmica (estudo das forças); e cinemática — estudo do movimento. "Esses são os conteúdos principais que aparecem com bastante frequência na prova", garante ele.
O docente aponta que, dentro desses conteúdos citados, vários apareceram na edição de 2021 da prova. "Os conteúdos base da prova foram eletricidade, ondulatória e calorimetria. Eu acho que esses três blocos de conteúdo sempre vão aparecer", ressalta.
O professor Rodrigo explica que, na hora de fazer o exame, uma boa dica para os alunos é focar, em um primeiro momento, em responder as questões que não têm tantos dados e informações. "São questões que normalmente falam de um gráfico e tendem a ser mais simples, itens em que o texto não tem muitas informações. Então, a primeira olhada da prova sempre é para aquelas questões em que o texto é simples e tem uma imagem", sugere.
Complementando a orientação sobre estratégia de prova, Rodrigo reforça que, mesmo para aqueles itens que não são de física, a dica é buscar o enunciado primeiro, antes de olhar as imagens e alternativas. "Porque, quando você lê o enunciado, você já sabe o que a questão quer e, se você sabe o que a questão quer, você consegue se programar de maneira melhor", contextualiza.
Contexto
Rodrigo ressalta, ainda, que é muito importante resolver questões de provas anteriores. Lucas Vasconcelos, 17 anos, afirma que refazer provas antigas e treinar questões dos conteúdos que mais caem na prova é sua principal estratégia. "A parte inicial de cinemática cai bastante. Ondas hidrostáticas também, acho que é um assunto recorrente. A gravitação e circuitos elétricos foram os que mais caíram nas últimas provas", elenca o estudante.
O professor Rodrigo comenta ainda sobre como quais caminhos de resolução de questões os alunos podem adotar considerando-se o modelo de teoria de resposta ao item aplicado no exame. "O Enem valoriza muito uma coerência de resposta, então você tem que ter uma coerência importante na hora de resolver também os itens de física", exemplifica (veja quadro).
"Pode ser que o aluno não tenha tempo de resolver todas as questões e deixe ali uma, duas questões de física sem fazer porque são questões difíceis, e tudo bem. Quando a gente pensa na coerência de resposta da prova como um todo isso não vai atrapalhar tanto a nota do aluno. Mas acho muito importante que ele siga essa coerência de resposta, tendo um olho treinado, escolhendo no momento que ele pegar a prova quais questões são mais fáceis no olhar dele e resolvendo essas questões primeiro", destaca Rodrigo.