Enem 2022

Segundo domingo do Enem pode ser nova chance para candidatos no DF

Última etapa do Exame Nacional terá prova de química, física, biologia e matemática. Quem faltou no domingo passado poderá fazer avaliação hoje

Mila Ferreira
postado em 20/11/2022 06:00
 (crédito:  Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Estudantes do Distrito Federal farão, neste domingo (20/11), o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Ao todo, 62.902 estudantes se inscreveram para realizar o Enem impresso no Distrito Federal, no entanto, no último domingo, compareceram para fazer a primeira etapa das provas um total de 45.875 pessoas, isto é, 72,9% dos inscritos. Aqueles que faltaram no primeiro dia não serão impedidos de fazer as provas no segundo. Em alguns casos, é possível solicitar a reaplicação do exame perdido: se a pessoa foi afetada por desastres naturais, por comprometimento da infraestrutura do local ou ausência de energia elétrica ou deixou de comparecer por sintomas de alguma das doenças infectocontagiosas listadas no edital.

São doenças infectocontagiosas que respaldam a reaplicação: covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela. Caso a pessoa tenha ficado doente no primeiro dia de provas e tiver alta médica a tempo, deve comparecer ao segundo dia e solicitar a reaplicação apenas das disciplinas do primeiro domingo.

Erros de execução no procedimento de aplicação também são motivos que respaldam pedidos para reaplicar a prova. O período para fazer a solicitação oficial de reaplicações por meio da Página do Participante começa amanhã e termina na sexta-feira (25/11). Em casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep, individualmente. Quando o pedido for feito em decorrência de problemas logísticos, o instituto avaliará as solicitações, de acordo com as possíveis intercorrências registradas. A aprovação garante a reaplicação do exame, que ocorrerá em data ainda a ser divulgada.

Os estudantes que faltaram no primeiro dia de Enem e não se enquadram nos critérios de solicitação da reaplicação ainda poderão comparecer e fazer as provas no segundo dia. No entanto, as pontuações servirão apenas para autoavaliação de conhecimento. Se a pessoa for isenta da taxa de inscrição e precisou se ausentar no primeiro dia de provas, o Inep orienta participar do segundo domingo de aplicação para não comprometer a isenção no Enem 2023. Do contrário, deverá justificar a ausência conforme as regras da próxima edição do exame.

Os portões de acesso ao ambiente de prova serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. A aplicação começará às 13h30 e terminará às 18h30. Os participantes terão cinco horas para finalizar o exame. Para fazê-lo, é obrigatória a apresentação da via original de documento de identificação oficial com foto. Também são válidos para identificação do participante documentos digitais com foto (e-Título, CNH Digital e RG Digital), apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, não sendo aceitas capturas de tela. A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O Inep divulgará os gabaritos até quarta-feira (23/11).

Chegou a hora

Matemática, ciências da natureza e suas tecnologias - física, química e biologia - são as disciplinas da vez. O professor de matemática do Colégio Sigma Gabriel Carvalho alerta para a importância dos alunos administrarem bem o tempo ao resolver as questões de exatas. "O aluno deve estar preparado para fazer a interpretação e resolução do problema, mas também deve estar atento à parte aritmética. Em média, o estudante tem três minutos e meio para cada questão. Às vezes, ele sabe resolver, mas, na hora, acaba escolhendo o caminho mais demorado. É preciso ter atenção e também focar no tempo", orientou.

A estudante Martina Neiva Fortes, 18 anos, está fazendo o Enem pela quarta vez. As duas primeiras fez como treineira. Ela quer cursar Medicina na Universidade de Brasília (UnB) e está se preparando há dois anos. "O segundo dia de prova para mim é a união da melhor prova com a pior. Gosto muito de matemática e a prova costuma ser mais tranquila de responder. Já a parte de natureza - física, química e biologia, eu considero, entre as provas do Enem, a mais conteudista, portanto, a mais difícil para mim. Tento não criar muita expectativa e nem me cobrar tanto. Estou confiante pois tive um ótimo ensino médio e estudei bem este ano. Acredito que o mais importante vai ser fazer a prova calma e concentrada para conseguir dar o meu melhor", declarou Martina.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação