ENEM 2022

Especialista dá dicas para descansar a mente e controlar a ansiedade

Alimentação balanceada, exercício físico e usar as redes sociais com moderação são fatores fundamentais para um bom desempenho nas provas

Eu Estudante
postado em 16/11/2022 17:03
 (crédito:  Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No próximo domingo (20), os estudantes terão que enfrentar o último dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o objetivo de promover uma alta performance dos candidatos, o psicólogo e diretor nacional da Minds Idiomas, Augusto Jimenez, indica as cinco principais dicas para controlar a ansiedade e descansar a mente visando melhor desempenho na segunda etapa do exame, como estipular um tempo para as redes sociais, praticar exercícios e manter uma alimentação saudável.

De acordo Jimenez, muitos alunos, nesse momento, têm crises de ansiedade ou cansam a mente com estudos exaustivos. Todavia, esse empenho excessivo pode comprometer o raciocínio durante a realização da prova. “Uma ótima dica seria rever algumas fórmulas ou realizar pequenos estudos, mas o ideal é buscar descansar a mente e praticar uma caminhada ou algum outro exercício físico, pois o tempo de prova é longo e a cabeça deve estar preparada”, pontua.

Ainda segundo ele, o contato frequente com as redes sociais influenciam o comportamento diário dos usuários, ao sugerir uma noção de rapidez e eficiência. O psicólogo aconselha que o estudante estipule um tempo diário para utilizar as redes sociais. Ele aconselha usar esse tempo livre para ver filmes ou fazer algo que goste.

Dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) apontam que 41% dos jovens brasileiros têm sintomas como tristeza, ansiedade ou depressão decorrente do uso das redes sociais em excesso. O estudo é do indicador de confiança digital (ICD) promovido pela FGV.

A segunda dica de Jimenez é manter uma alimentação balanceada. Alimentos como peixe, aveia e abacate, afirma, garantem energia para o dia a dia e devem fazer parte do cardápio do candidato. Outros alimentos indicados são banana, castanha do Pará e grão de bico, que têm a função de controlar a ansiedade. Ele ainda instrui o candidato a inovar nas refeições e experimentar novas receitas.

Outra dica importante é aproveitar o tempo livre para fazer atividades física para ajudar o corpo a relaxar e a se recuperar. Jimenez observa que relaxar o corpo após a prática de atividade física é tão importante quanto praticar os exercícios. Não obstante, pondera, o relaxamento é necessário para que os músculos possam se reparar, reconstruir e fortalecer, além de um ótimo aliado contra a ansiedade.

Caso o estudante opte por apenas estudar, prossegue Jimenez, que seja por pouco tempo. Segundo ele, o ideal é resolver questões ou apenas rever algumas fórmulas. "A mente precisa descansar para conseguir enfrentar 5 horas de prova no próximo domingo", diz.

A última dica, mas não menos importante, de acordo Jimenez, é se deleitar com os acordes musicais. "Ouvir música acalma a alma e mente, além de relaxar o corpo", lembra. A prática dinâmica, finaliza, é também uma ótima aliada para o relaxamento. Essa modalidade consiste em esvaziar a mente para minimizar os efeitos da ansiedade, o que pode ser feito também com meditação. O psicólogo ainda aconselha ao candidato procurar por aplicativos gratuitos que auxiliam e dão boas dicas de meditação.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação