A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada neste domingo (13/11) trouxe as disciplinas de linguagens e ciências humanas e a temida redação. As provas abordaram assuntos que fazem parte do cotidiano dos brasileiros, como questões indígenas, machismo, feminilidade, a atleta Rayssa Leal, além de trechos de músicas, livros e poesias.
Segundo o professor da rede pública Bruno Borges, igualdade, equidade e acesso à tecnologia foram temas muito discutidos durante o período em que as aulas presenciais foram suspensas devido a pandemia da covid-19.
"O Enem trouxe esse debate sobre igualdade e equidade, que são dois elementos que estão na constituição. A igualdade como acesso é pautado pela isonomia, as oportunidades. E equidade como reconhecimento jurídico do que seria importante para o estado, é tratar desigualmente os desiguais na medida da sua desigualdade", explica o professor.
"Então, achei muito feliz o tema da prova agora, nesse contexto de 2022, que levou o aluno que está fazendo a avaliação a pensar um pouquinho sobre o assunto. Igualdade e equidade, no contexto de pandemia e ensino remoto. E a necessidade de políticas públicas específicas, que demanda um acesso diferenciado em um contexto de vulnerabilidade", destaca Borges.
Temas como carnaval, esportes, redes sociais, acessibilidade para pessoas com deficiência se destacaram na prova. Confira os principais assuntos abordados nas provas:
Rayssa Leal
Conhecida como a "fadinha" do skate, Rayssa Leal foi protagonista de uma questão que abordou a participação das mulheres no esporte, predominantemente masculino.
Estado Democrático de Direito
A violação do estado democrático de direito, assunto em alta durante as eleições de 2022, também teve uma questão. A resposta correta seria a que apontava como conduta errada o não reconhecimento do resultado das eleições.
"Quarto de despejo"
O livro Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada (1960), da brasileira Carolina Maria de Jesus, também caiu na prova do Enem. A obra é uma biografia da autora e relata o preconceito que ela sofreu de um tenente, em uma delegacia, pelo fato de ser moradora de favela, mãe e catadora de papel. Veja o que um internauta publicou nas redes sociais sobre a obra:
Geralmente dou livros de presente para minha irmã mais nova. Hoje ela fez Enem, e duas questões da prova eram sobre Quarto de Despejo, da Carolina Maria de Jesus, que ela leu no ano passado.
A melhor herança familiar que podemos deixar não são bens materiais, mas o conhecimento.— Breiller Pires (@breiller) November 13, 2022
"As Veias Abertas da América Latina"
A obra literária do jornalista uruguaio Eduardo Galeano, publicada em 1971, analisa a história da América Latina desde o período da colonização europeia até a Idade Contemporânea. Censurada no Brasil durante a ditadura, o livro foi considerado, por anos, como "a bíblia da esqureda". Um trecho do livro também caiu na prova.
"Nu, de botas"
Outro livro abordado nas provas do Enem 2022 foi um trecho de Nu, de botas (2013), sobre a infância do escritor Antonio Prata, que escreve para o jornal Folha de São Paulo.
"Comédias para se ler na escola"
Um trecho de Comédias para se ler na escola, de Luis Fernando Veríssimo, também foi tema do Exame Nacional do Ensino Médio. A obra é composta por contos cômicos e é dividida em seis tópicos subdividido em suas respectivas crônicas/contos.
"Pensei que fosse o céu"
A canção Pensei que fosse o céu, de Vander Lee, também caiu na prova. O compositor belo-horizontino, morto em 2016 aos 50 anos, teve canções gravadas por grandes nomes da MPB, como Gal Costa, Elza Soares, Rita Ribeiro, Emilinha Borba, Leila Pinheiro, Zeca Baleiro e Nando Reis.
Papel da mulher na sociedade
Quatro questões trouxeram a discussão do papel da mulher na sociedade: visões preconceituosas, a mulher que lê e consome mais informações, feminicídio e mulheres pilotando automóveis.
Esportes
As provas deste domingo trouxeram discussões sobre a violência dentro dos estádios de futebol, a importância das atividades físicas, e uma questão trouxe dados dodo IBGE sobre a quantidade de pessoas sedentárias.
Mercedes Sosa
Um verso de uma música da cantora argentina Mercedes Sosa trouxe a questão da vulnerabilidade da infância na prova de espanhol. A música questiona se o futuro da nação está nas mãos das crianças e se essas crianças estão em uma situação "muito difícil".
Enem 2022
No primeiro dia do Exame, cerca de 3,4 milhões de estudantes fizeram as provas. Os candidatos resolveram 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias que envolvem conhecimentos de história, geografia, sociologia, linguagens, códigos e suas tecnologias. Foran 40 questões de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol.
Os estudantes ainda redigiram uma redação com o tema Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. Ao todo, os candidatos tiveram um total de 5h30 para entregar o cartão de respostas juntamente com a redação.
No próximo domingo (20/11) serão aplicadas as provas de matemática, com 45 questões, e de ciências da natureza, também com 45 questões, abrangendo disciplinas como física, química e biologia. O tempo de duração da segunda prova é de 5 horas.
Matéria em atualização