ENEM 2022

Confiança marca primeiro dia da prova do Enem deste ano

Na primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (13/11), candidatos do DF apresentaram altas expectativas para realização da prova. Estudantes respondem a 90 questões objetivas

Ana Maria Pol
postado em 13/11/2022 14:37 / atualizado em 13/11/2022 14:55
 (crédito: Bárbara Cabral/CB)
(crédito: Bárbara Cabral/CB)

Confiança e expectativa marcam o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira prova, que acontece neste domingo (13/11), já começou: às 13h, os portões dos locais de prova do Distrito Federal fecharam, e às 13h30, os estudantes iniciaram o teste. À espera da abertura dos portões, candidatos conversaram com a reportagem, que foi até o Centro Universitário de Brasília (Ceub), na Asa Norte. Carina Chaves, 17 anos, é uma das estudantes que tenta se manter positiva: ““Eu sei que não vou sair com nota mil, mas sei que vou pelo menos tirar uma nota boa, até porque me esforcei pra isso”, diz.

No DF, 61.242 estudantes devem realizar a prova impressa, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Carina é uma das candidatas que faz o Enem pela primeira vez. Empolgada, conta que chegou no local por volta das 11h40, antes dos portões abrirem, para não correr o risco de perder o exame. Com a meta de conseguir uma vaga na UnB para ciências biológicas, a estudante está no 3º ano do ensino médio e conta que veio preparada: “Trouxe caneta extra pra não correr o risco de me prejudicar. E claro, trouxe água e algo pra me comer também”, diz.

Na primeira etapa da prova, serão 45 questões das disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 questões das disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação.

Moradora da Asa Norte, Ysadora Monteiro Azevedo, 18 anos, também chegou cedo e conta que está otimista. É a segunda vez que a estudante faz a prova: no ano passado, participou do processo como treineira, para conhecer mais da prova. "Quero fazer ciências políticas na UnB, então quis fazer pra ver como ia me sair. Nesse ano, acho que a prova vai ser bem menos cansativa, porque ano passado teve muito texto”, diz. “Eu tentei me manter tranquila, não fiz nada ontem, até porque acho que o que tinha pra fazer, fiz durante o ano. Agora é esperar e ver o resultado”, diz a estudante, que pretende passar para ciências políticas na UnB.

Confira o especial do Correio sobre o Enem neste link.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação