Seja por medo de virar meme no ‘show dos atrasados’, ou a consciência da importância de chegar na hora a fim de não perder a prova, no Distrito Federal, foram poucos os candidatos que deram de cara com os portões dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fechados.
A reportagem esteve no Centro Universitário de Brasília (Ceub), para acompanhar o movimento para o primeiro dia da prova impressa, e houve dois casos de atrasos. A reportagem presenciou duas pessoas, uma menina e um menino, que desceram correndo no momento em que os portões da Universidade fecharam. Porém, o medo de virar meme fez com ambos voltassem para trás, antes que fossem abordados pelos repletares que estavam no local.
Mas, apesar de não ter muitos candidatos chorando ou passando mal nos portões dos locais de prova, a internet não perdeu a oportunidade de criar memes em cima do tema. Três homens se fantasiaram do personagem da Marvel, Homem Aranha, e encenaram a cena.
A ideia é do administrador, Júlio César, e, de acordo com ele, surgiu dos anos anteriores. “A gente viu que todo ano tinha meme dos atrasados do enem e decidimos nos fantasiar de super heróis, fingir que chegamos atrasados, pra tentar aparecer também”, diz. Junto com os amigos, o biólogo Leonardo Braga e o analista de sistemas Glauber Gonçalves. Juntos, já fazem a brincadeira há cerca de cinco anos.
Enem 2022
Neste domingo (13/11), cerca de 61.242 estudantes devem realizar o primeiro dia da prova impressa, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dos 63.700 candidatos do DF, 2.458 mil farão o teste na versão digital. O Enem será dividido em provas que acontecerão em dois dias distintos. Os participantes devem chegar ao local da prova com antecedência, pois os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). O que muda entre os dois dias é o tempo de duração da prova.
Confira o especial do Correio sobre o Enem neste link.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!