Os estudantes do Distrito Federal já começaram a entrar nos locais de prova para realizar o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Centro Universitário de Brasília (Ceub), por volta de 11h50, estudantes já aguardavam a abertura dos portões. Neste domingo (13/11), primeiro dia de prova, serão 45 questões das disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 questões das disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação.
Amanda de Faria Costa, 17 anos, foi uma das pessoas que decidiu chegar cedo. “Cheguei cedo com medo de virar meme dos atrasados, mas também marquei de encontrar amigos aqui no portão”, diz. A estudante que sonha em fazer estatística na UnB, conta que é a primeira vez que fará a prova. “Sou estou com a expectativa alta, quero tentar dar meu máximo mas não estou tão confiante, até porque hoje tem redação. Vamos ver como vai ser”, diz.
Na Universidade Paulista (Unip), antes mesmo do 12h muitos alunos estavam se preparando para entrar pelos portões para fazer a prova. Eduarda Py Ribeiro, de 19 anos, quer fazer psicologia na UnB e já entrou logo cedo nos portões para correr o risco de atrasar e ficar tranquila nos últimos momentos antes da prova.
"Cheguei cedo para não passar sustos e nem correr risco de atraso ou outro imprevistos", disse a estudante, que tenta o acesso em uma federal pela terceira vez. "O professor foi meio frustrante. Eu tentei fazer medicina, arquitetura e agora vou tentar passar em psicologia. Eu quero fazer na federal e viver essa experiência", disse.
Enquanto há candidatos mais experientes, há também os que estão fazendo a prova pela primeira vez para ganhar experiência. É o caso de Geórgia Maria, de 15 anos, que quer cursar medicina na UnB.
"Vim fazer a prova para ter a experiência até meu terceiro ano do ensino médio", disse a aluna que está no primeiro ano. "Venho estudando bastante e acho que essa experiência vai ser positiva e me dar mais tranquilidade nas próximas provas", disse.
No Centro universitário da UDF, na 704/904, o movimento foi tranquilo. No primeiro dia as provas começaram às 13h30 com a abertura dos portões às 13h. Alguns estudantes como Emerson Douglas , 32, auxiliar administrativo chegou bem cedo para garantir sua entrada na faculdade, disse que se preparou bastante para a prova e completou" Espero que a prova esteja dentro do cronograma previsto.
As vias próximas a UDF estão fluindo normalmente. Não há comércio de ambulantes no local. Ninguém chegou atrasado no local.
Enem 2022
No DF, 61.242 estudantes devem realizar a prova impressa, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dos 63.700 candidatos do DF, 2.458 mil farão o teste na versão digital. O Enem será dividido em provas que acontecerão em dois dias distintos. Os participantes devem chegar ao local da prova com antecedência, pois os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). O que muda entre os dois dias é o tempo de duração da prova.
Confira abaixo:
»Primeiro dia: 13 de novembro
O candidato responde a 90 questões objetivas, sendo 45 questões das disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 questões das disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação dissertativa-argumentativa.
»Início da prova: 13h30.
»Horário de saída sem o caderno: Após às 15h30.
»Horário de saída com o caderno: Após às 18h30.
»Horário de término da 1ª prova: às 19h.
» Segundo dia: 20 de novembro
No segundo dia de exame, os participantes terão cinco horas para responderem as questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, com início da aplicação às 13h30 e término às 18h30.
»Início da prova: 13h30.
»Horário de saída sem o caderno: Após às 15h30.
»Horário de saída com o caderno: Após às 18h.
»Horário de término da 2ª prova: às 18h30.
Confira o especial do Correio sobre o Enem neste link.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Brasil Indígenas do Brasil se mobilizam e dão nova cara ao debate climático
- Política Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, diz que apoia PEC da Transição
- Ciência e Saúde Os desesperados métodos para aliviar a dor usados antes dos anestésicos
- Cidades DF Após fuga e perseguição, homem é preso com 280kg de maconha
- Esportes Maioria na F-1, mulheres criam grupos para não irem sozinhas a Interlagos
- Política 50 servidores indicados por Bolsonaro vão 'atravessar' o governo Lula