O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais formas de entrada, para milhares de brasileiros, nas universidades. A prova do Enem é realizada anualmente, em dois domingos consecutivos. O resultado garante aos participantes uma vaga no ensino superior, no curso de preferência, em uma das instituições de interesse, seja ela pública ou privada. Além disso, diversos programas educacionais utilizam a nota do exame como critério de seleção. Entre eles, o Sisu, Prouni, Fies e entre outros. O Eu Estudante preparou um guia para os candidatos da edição que ocorre no final do ano.
Inscrições e pagamento
As inscrições para o Enem 2022 começam na próxima terça-feira (10) e se encerram no dia 20 de maio. Os interessados em participar da versão impressa ou digital devem se inscrever na Página do Participante.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta edição, os participantes isentos do pagamento de taxa, incluindo os ausentes no Enem 2021, que tiveram aprovada a justificativa de ausência, devem efetuar a inscrição.
Pelo quarto ano consecutivo, a taxa de inscrição custará R$ 85 para as versões impressa e digital. Neste ano, porém, os candidatos poderão realizar o pagamento pelo celular. A novidade é a opção de pagamento da taxa de inscrição por meio de pix ou cartão de crédito.
Para pagar a taxa, o candidato pode utilizar, além dos novos meios, o boleto bancário, gerado na Página do Participante. O pagamento pode ser feito em qualquer banco, casas lotéricas, aplicativos ou agências dos Correios.
Documentação
No momento da inscrição, os participantes precisam ter em mãos os seguintes documentos: número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e data de nascimento. Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal. O Inep não aceitará inscrição com CPF em situação irregular na Receita Federal.
Atendimento especial
Como nas edições anteriores, o participante que precisar de atendimento especializado deve realizar a solicitação no momento da inscrição e anexar a documentação que comprove a necessidade do atendimento. Os recursos oferecidos atendem candidatos com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.
Nome social
Para os participantes que se identificam e desejam ser reconhecidos socialmente pela sua identidade de gênero – e realizaram o cadastro do respectivo nome na Receita Federal, serão identificados pelo nome social no momento da inscrição. Além disso, é necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.
Aqueles que também desejam ser identificados pelo nome social, mas não têm o respectivo nome cadastrado na Receita, devem realizar a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, também pela Página do Participante. Além disso, devem apresentar a documentação para comprovar as condições: foto atual (que cumpra as mesmas recomendações solicitadas na carteira de identidade) e cópia digitalizada (frente e verso), de um dos documentos válidos de identificação oficial com foto.
Aplicação das provas
As duas versões do Enem 2022 (impressa e digital) terão a mesma composição, incluindo o tema da redação. A aplicação das provas está prevista para ocorrer nas mesmas datas: 13 e 20 de novembro. A versão digital será realizada pelo terceiro ano consecutivo. De acordo com o edital deste ano, o Enem 2022 digital é exclusivo para participantes concluintes do ensino médio em 2022, ou que já concluíram o ensino médio.
Saiba Mais
Para participar da versão online, os candidatos respondem às questões direto em um computador ao invés de utilizarem cadernos de questões e cartões-resposta impressos. As provas digitais serão realizadas em laboratórios de informática de universidades selecionadas pelo Ministério da Educação, divulgados no cartão de inscrição. Os locais das provas, como no Enem impresso, também são supervisionados por fiscais credenciados.
Em 2021, o MEC disponibilizou 100 mil vagas para o Enem Digital em 99 cidades selecionadas em todos os estados e no Distrito Federal.
Primeiro domingo de prova
Linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.
Segundo domingo de prova
Ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias.
Programação
A aplicação do Enem 2022 impresso seguirá o horário de Brasília-DF. Confira a programação dos dois dias do exame
12h - Abertura dos portões
13h - Fechamento dos portões
13h30 - Início das provas
19h - Término das provas 1º dia
18:30 - Término das provas 2º dia
Cronograma
Inscrições - 10/5 a 21/5/2022
Pagamento da taxa de inscrição - 10/5 a 27/5/2022
Atendimento Especializado
Solicitação - 10/5 a 21/5/2022
Resultado - 7/6/2022
Recurso - 7/6 a 12/6/2022
Resultado do recurso - 22/6/2022
Tratamento pelo Nome Social
Solicitação - 23/6 a 28/6/2022
Resultado - 5/7/2022
Recurso - 5/7 a 10/7/2022
Resultado do recurso - 15/7/2022
Aplicação
13 e 20/11/2022
Fonte: Inep