A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 deve ocorrer só no próximo ano. A informação foi dada pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas Ribeiro, ao Conselho Nacional de Educação (CNE).
Ao portal de notícias G1, a presidente do CNE, Maria Helena Guimarães de Castro, confirmou a informação. Ela relata que o presidente do Inep afirmou ter problemas orçamentários para a aplicação e que uma portaria deverá ser publicada nesta sexta-feira (14) sobre o tema.
Nesta semana, o Inep publicou portaria com as metas institucionais globais do Inep para a avaliação do desempenho institucional em 2021. O texto causou polêmica por não apresentar a aplicação do Enem como uma das metas.
Na ocasião, o Inep emitiu nota que afirmava que a autarquia estava trabalhando, junto ao Ministério da Educação (MEC), para aplicar a prova em 2021. Ainda destacou que o edital para os pedidos de isenção de taxa já foi publicado e que o prazo para a solicitação inicia em 17 de maio.
Nas redes sociais, estudantes cobram aplicação da prova
Após a notícia da portaria, estudantes que pretendem fazer o Enem em 2021 se mobilizaram nas redes para pressionar pela aplicação. Alguns dos internautas destacaram ainda o descaso com as instituições federais, que vem sofrendo cortes de verbas segundo a Lei Orçamentária Anual (LOA). Nesta semana, a direção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciou que pode parar de funcionar por falta de recursos.