Eu, Estudante

URGENTE!

Enem 2021 só deverá ser aplicado em janeiro de 2022

Informação foi dada pelo presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, ao Conselho Nacional de Educação. Aplicação do exame não estava nas metas para 2021

A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 deve ocorrer só no próximo ano. A informação foi dada pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas Ribeiro, ao Conselho Nacional de Educação (CNE).


Ao portal de notícias G1, a presidente do CNE, Maria Helena Guimarães de Castro, confirmou a informação. Ela relata que o presidente do Inep afirmou ter problemas orçamentários para a aplicação e que uma portaria deverá ser publicada nesta sexta-feira (14) sobre o tema.


Nesta semana, o Inep publicou portaria com as metas institucionais globais do Inep para a avaliação do desempenho institucional em 2021. O texto causou polêmica por não apresentar a aplicação do Enem como uma das metas.


Na ocasião, o Inep emitiu nota que afirmava que a autarquia estava trabalhando, junto ao Ministério da Educação (MEC), para aplicar a prova em 2021. Ainda destacou que o edital para os pedidos de isenção de taxa já foi publicado e que o prazo para a solicitação inicia em 17 de maio.


Nas redes sociais, estudantes cobram aplicação da prova


Após a notícia da portaria, estudantes que pretendem fazer o Enem em 2021 se mobilizaram nas redes para pressionar pela aplicação. Alguns dos internautas destacaram ainda o descaso com as instituições federais, que vem sofrendo cortes de verbas segundo a Lei Orçamentária Anual (LOA). Nesta semana, a direção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciou que pode parar de funcionar por falta de recursos.