A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) entraram na Justiça com pedido de suspensão do término do prazo para inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
As entidades querem que isso vigore até que sejam disponibilizados os espelhos das redações a todos os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e esclarecidos questionamentos sobre a correção.
De acordo com a petição, as entidades também pedem o correto acesso dos candidatos à correção e notas de suas prova, esclarecendo os seguintes pontos:
- Informar quais os critérios técnicos foram utilizados na seleção dos corretores das provas;
- Se o fato da edição ter um prazo menor para correção das redações pode Ter afetado a aplicação uniforme dos critérios de avaliação;
- Quais erros o sistema apresentou durante o período de disponibilização das notas;
- Se os erros apresentados podem comprometer a correta disponibilização das notas; quais as medidas tomadas para normalizar o sistema.
Além disso, também pede que seja apresentado o espelho de prova de todos os candidatos com prazo razoável antes da abertura do prazo para o Sisu.
A medida surge como desenrolar da notificação extrajudicial protocolada nesta segunda-feira (6/4) pela UNE e pela Ubes. Estudantes têm questionado as notas por considerado abaixo do esperado. O espelho só deve ser divulgado em 28 de maio, após o período de inscrições do Sisu.
Confira a íntegra da solicitação:
PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA | UNE e UBES by Eu, Estudante Correio Braziliense on Scribd