A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 vai estar disponível a partir de segunda-feira (29/3). Os inscritos no certame poderão acessar os resultados por meio da Página do Participante. A assessoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou a divulgação das notas, mas ressaltou que ainda não há horário definido.
As provas impressas foram aplicadas em 17 e 24 de janeiro, e as digitais, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro deste ano. A reaplicação ocorreu em 23 e 24 de fevereiro. Os resultados obtidos nos exames poderão ser aplicados em programas de acesso ao ensino superior oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC), além de programas próprios de algumas universidades.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) receberá inscrições de 6 a 9 de abril e o resultado da chamada regular será divulgado em 13 de abril. Por meio do programa, instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para os inscritos na última edição do Enem, que tiraram nota maior que zero na redação e não participaram do certame na condição de treineiro.
Saiba Mais
O candidato pode escolher até duas opções de cursos, além disso há sistema de cotas. Para os candidatos que não forem aprovados na primeira ou segunda opção de formação, haverá a possibilidade de manifestar interesse em participar da lista de espera de 13 a 19 de abril. O resultado sai a partir de 23 de abril.
Outros dois programas de acesso a instituições de ensino superior são o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). No entanto, os editais das primeiras edições deste ano receberam inscrições somente até janeiro. Questionado sobre o calendário para alunos que fizeram o Enem 2020, o Ministério da Educação (MEC) não respondeu até o fechamento desta matéria.
Algumas universidades, como a Universidade de Brasília (UnB) adotam editais próprios para receberem alunos com uso da nota do exame. O Acesso Enem UnB está com inscrições abertas até 2 de abril. Além disso, o Enem pode ser usado para garantir uma oportunidade no exterior. Ao todo, 51 instituições portuguesas têm acordo com o Inep.