Reaplicação

Ubes abre canal para acolher alunos com problemas na reaplicação do Enem

Estudantes relataram problemas para conseguir a reaplicação do Enem 2020. O objetivo do canal é coletar informações e depoimentos para tomar as providências necessárias

EuEstudante
postado em 18/02/2021 19:33
Candidatos que presenciaram ou foram vítimas de problemas podem acessar o portal e preencher um formulário on-line -  (crédito: Kelly Sikkema/Unsplash)
Candidatos que presenciaram ou foram vítimas de problemas podem acessar o portal e preencher um formulário on-line - (crédito: Kelly Sikkema/Unsplash)

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) abriu um canal de denúncia para ouvir os relatos e coletar informações. Nesta semana, candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem) relataram problemas com o resultado da reaplicação da prova, divulgado nesta segunda-feira (15/2).


O portal Denuncia ENEM quer saber a opinião a respeito das medidas de segurança adotadas pelo Inep para a realização do Enem impresso e digital de 2020. Para quem presenciou, registrou ou foi vítima de alguma situação que considere errado, o portal disponibilizou um formulário on-line.


Participantes com justificativa de problemas logísticos ou diagnóstico de covid-19 puderam solicitar a reaplicação, que ocorrerá entre 23 e 24 de fevereiro.


A iniciativa surgiu após reclamações nas redes sociais. Estudantes que comprovaram os critérios exigidos para fazer a reaplicação tiveram os pedidos negados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Problemas no resultado geram frustrações


Esse é o caso da paraibana Isabel Santos Alves, 18 anos. Ela apresentou sintomas de covid-19 no segundo dia do Enem impresso (24/1), faltou ao exame e recebeu atestado médico. Apesar da justificativa, o pedido para participar da prova foi negado.


A Ubes pede para que o estudante preencha a página com o maior número de informações possíveis para que a entidade possa tomar as providências necessárias.


Até a última atualização, o Inep não se pronunciou.


Se você ainda tem dúvidas sobre a reaplicação do exame, clique aqui

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação