Participantes prejudicados por problemas logísticos no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 impresso poderão solicitar reaplicação, entre 25 e 29 de janeiro, pela Página do Participante.
O Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ressalta que os candidatos afetados deverão comparecer no segundo dia de provas, em 24 de janeiro.
Os pedidos serão julgados individualmente pelo Inep e os resultados serão divulgados na Página do Participante. Aqueles que tiverem a solicitação acolhida farão a prova em 23 e 24 de fevereiro.
Serão aceitos pedidos que se enquadrem em erros de logística previstos no edital do exame, que englobam fatores eventuais, peculiares ou de força maior.
Entre as situações previstas estão desastres naturais que afetem o local de prova, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico para uso de leitor de tela ou erro do aplicador na aplicação.
No entanto, o edital não prevê problemas de logística por superlotação de salas, fator que fez com que estudantes de várias cidades do país fossem impedidos de fazer o exame.
Contatados para esclarecer o que deve ser feito no caso das pessoas barradas no exame por superlotação de salas, o Inep e o Ministério da Educação (MEC) não se manifestaram até a finalização desta publicação. O espaço está aberto para manifestação.