Enem

Para professores, conteúdo do 1º dia do Enem foi equilibrado

Aplicação contou com redação e provas de humanas e linguagens. Assuntos contemporâneos como saúde mental e igualdade de gênero foram destaques

Isabela Oliveira*
postado em 18/01/2021 20:31 / atualizado em 18/01/2021 20:46
 (crédito: Renata Rusky)
(crédito: Renata Rusky)

O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 contou com provas equilibradas e adequadas ao momento atual. O veredito é de professores. As questões e a redação do exame trouxeram temáticas contemporâneas importantes como saúde mental, empoderamento feminino e a popularização de alguns gêneros musicais.

No último domingo (17/1), os participantes fizeram as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada. Este ano, o tema da redação contemplou “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

 

Rafael Tiberi, estudante do 3º ano do ensino médio no Sigma
Rafael Tiberi, estudante do 3º ano do ensino médio no Sigma (foto: Arquivo Pessoal)

 

Rafael Tiberi, 18 anos, é estudante do 3º ano do ensino médio no Centro Educacional Sigma e, de forma geral, avalia que seu desempenho foi bastante positivo. Em relação à redação, ele esperava que fosse uma temática relacionada à tecnologia, mas não deixa de ressaltar a importância da saúde mental. “Eu me surpreendi, mas é uma temática muito importante para ser debatida”, disse.

Para ele, chamaram a atenção questões que abordaram igualdade de gênero e o futebol, além do filme Que horas ela volta?. O estudante sentiu falta do conteúdo relacionado à história do país, como Era Vargas, que não caiu. 

Questões se adaptam ao contexto vivido, mas sem citar pandemia

 

Robson Caetano, professor de geografia e atualidades do Sigma
Robson Caetano, professor de geografia e atualidades do Sigma (foto: Arquivo Pessoal)

 

O professor de geografia e atualidades do Sigma, Robson Caetano, avalia que a prova de geografia, por exemplo, foi mais "favorável" do que a de 2019, com mais questões, mas faltando algumas temáticas que “qualquer boa prova de história e geografia iria abordar”, como geopolítica.

Embora ele avalie o exame como "equilibrado" no quesito dificuldade e nas temáticas abordadas, Robson reforça o contexto vivido em meio à pandemia. “Foi uma prova bem tímida, mas que apresenta tópicos extremamente relevantes e adequados ao momento de excepcionalidade pela preparação dos alunos em meio à pandemia”, reflete. 

Desigualdade de gênero é destaque

 

Juliana Maia, assessora pedagógica de educação física do Sistema Positivo de Ensino
Juliana Maia, assessora pedagógica de educação física do Sistema Positivo de Ensino (foto: Arquivo Pessoal)

 

Juliana Maia, assessora pedagógica de educação física do Sistema Positivo de Ensino, pondera que o principal ganho do Enem foi abordar o empoderamento feminino. Ela destaca duas questões: uma referente à desigualdade salarial, comparando os jogadores brasileiros Marta e Neymar, e a questão de como tratar as torcedoras dentro de estádios de futebol.

"A diferença salarial é uma discussão que vem sendo feita há muito tempo e agora está tendo força. Em esporte de alto rendimento, é uma discussão que precisa ser colocada, além do respeito às torcedoras dentro do estádio”, pontua. “É muito bacana como conscientização para minimizar a violência de gênero que existe dentro e fora do campo.”

Para Fernando da Espiritu Santo, gerente de inteligência educacional e avaliações do Colégio Poliedro, no geral, as temáticas foram atuais e contemporâneas e o exame foi bem equilibrado. O destaque, segundo ele, foi o tema da desigualmente de gênero: seis questões do Enem tiveram a temática como foco. “O Inep foi bem feliz ao abordar a temática da igualdade de gênero, o direito das mulheres na sociedade e a presença delas”, afirma.

Redação: não bastava falar sobre saúde mental, era preciso abordar o estigma imposto pela sociedade

De acordo com os professores, um dos textos de apoio da redação deixou claro que não bastava falar sobre saúde mental, mas que era preciso falar sobre os preconceitos contra as pessoas que sofrem de males da mente.

Segundo o assessor de redação do Sistema Positivo de Ensino, Fábio Gusmão, o estudante que se deu bem na redação construiu argumentos sólidos e trouxe caminhos para que os obstáculos impostos pela sociedade quanto às pessoas acometidas pelas doenças mentais fossem quebrados.

“O aluno poderia mostrar como indivíduos com saúde mental foram vistos ao longo da história”, afirma. “Se o aluno consegue trazer conhecimentos adquiridos ao longo da carreira, ele mostra conhecimento e trabalha em favor da construção da argumentação.”

Para os professores de cursinhos, existia um grande repertório que poderia ser utilizado na construção da tese da dissertação, desde a literatura brasileira, como Machado de Assis, às personalidades brasileiras, como a médica Nise da Silveira, uma das primeiras a defender uma política antimanicomial.

 

Ângela Miranda, professora de redação do Sigma
Ângela Miranda, professora de redação do Sigma (foto: Arquivo Pessoal)

 

A professora de redação do Sigma Ângela Miranda ressalta que grande parte dos jovens assistiu ao filme Coringa, que trata da temática de doenças mentais, e poderia ser utilizado para contextualização da dissertação.

Nas telas, o Coringa é um homem que sofre de uma doença neurológica que faz com que ele ria em momentos inapropriados, por isso, visita regularmente um serviço de assistência social para adquirir remédios.

“A sociedade como um todo tenta encobrir o preconceito e não coloca em pauta. É algo que precisa ser colocado aos olhos dos outros”, pontua. “Agora as pessoas vão levantar a discussão de ver a necessidade e tirar o preconceito existente em cima da loucura e das pessoas que precisam de tratamento psicológico.”

 

Contexto de aplicação do Enem 2020 

 

Cainã Marques Vilanova, professora de redação da startup Explicaê
Cainã Marques Vilanova, professora de redação da startup Explicaê (foto: Arquivo Pessoal)

Cainã Marques Vilanova é professora de redação do Explicaê, startup de educação, e acredita que um dos maiores problemas para alcançar a saúde mental é a falta de informação. E o Enem trouxe essa oportunidade de deixar o debate às claras.

“Não deixa de ser algo bastante irônico, porque o próprio processo do Enem não mostrou uma preocupação grande com a saúde mental dos estudantes. Faltam mais debates e agora chegou a hora. E que sirva de lição para que a gente converse mais e para que este não seja só um tema de redação”, opina.

 

Mariana Gaia, psicóloga e consultora na startup Explicaê
Mariana Gaia, psicóloga e consultora na startup Explicaê (foto: Arquivo Pessoal)

 

Recentemente, a startup lançou uma matéria gratuita, com mais de 40 aulas, para os alunos sobre desenvolvimento emocional, que aborda eixos como sentido da vida e escolha profissional. Segundo Mariana Gaia, psicóloga e consultora do Explicaê, o conteúdo serve como base e suporte emocional aos alunos.

“A nossa expectativa era de que eles pudessem aliviar a carga de estresse que iam passando para otimizar os resultados. Primeiro eles se cuidam e, consequentemente, os resultados com os estudos são otimizados”, explica. 


Temáticas contemporâneas tiveram a vez

Algumas questões do Enem deixaram os alunos confusos, como a letra da música Seu delegado, do Trio Forrozão, que inclusive esteve nos assuntos do momento do Twitter.



Ainda na temática musical, o exame trouxe desde citações à música popular brasileira, com Caetano Veloso, ao funk. O rapper Emicida e o funkeiro MC Fioti tiveram participação nas provas. Para o professor Robson Caetano, são importantes a valorização de novos gêneros musicais e o entendimento da temática como atualidade.

“O funk é algo extremamente popular e tem relevância social. As pessoas podem não gostar ou não entender, mas tem todo um contexto social que envolve esse gênero e a economia que gera esse tipo de música”, destaca. "A atualidade não é falar só sobre pandemia, mas trazer a valorização dos clássicos e de alguém que arrebata as novas gerações.”


Correção das provas do Enem 2020


A TV Brasil fez uma cobertura especial do exame com o programa Caiu no Enem. A transmissão ao vivo contou com professores que fizeram a correção das principais questões logo após o término das provas no domingo, das 19h30 às 21h. O programa pode ser revisto pelas redes sociais da TV Brasil. Está em dúvida quanto a alguma questão ou quer corrigir a prova? Confira a live com comentários de professores:

 

*Estagiária sob a supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

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